Uergs afunila o acesso

Oct 26 2005
(0) Comments

Zero Hora – Porto Alegre

Zero Hora – Porto Alegre, 26/10/2005
Uergs afunila o acesso

Universidade oferece 720 vagas. Provas serão aplicadas em 22 de janeiro

LÚCIA PIRES

Com 250 professores e salas de aula espalhadas por 23 unidades, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) chegou a um limite. No próximo vestibular, anunciado ontem para 22 de janeiro, serão oferecidas 720 vagas em 18 cidades – 560 a menos do que no ano passado. As inscrições, pela Internet, começam em 7 de novembro.

Este ano, a universidade terá suas primeiras formaturas (cerca de 550 universitários) e continuará perto do mesmo número de alunos. Para o reitor, Nelson Boeira, está havendo a consolidação da Uergs.

– A universidade precisa crescer de maneira organizada. Estamos com o teto de turmas que o quadro funcional permite e atendendo neste vestibular ao maior número de unidades possível – diz o reitor, que este ano criou sete conselhos regionais para definir cursos e prioridades.

Dos nove cursos oferecidos neste vestibular, seis são de tecnologia, dois de engenharia e um de administração. A novidade é a ênfase de Silvicultura, no curso tecnológico de Bagé.

Os estudantes poderão concorrer ainda aos cursos de licenciatura em Música, Artes Visuais, Dança e Teatro da Fundação de Arte de Montenegro, mas em um outro concurso (ainda sem previsão). As vagas da Fundarte ficaram fora do edital porque o convênio está sendo revisto pelo Conselho Superior da Uergs.

– A fundação representa um custo de 100% a mais da unidade mais cara da Uergs. O conselho está propondo uma adequação curricular e financeira para aproximar o convênio da realidade de nossas unidades – explica o reitor.

Este ano, ficam sem vestibular quatro unidades da Uergs: Alegrete e Cruz Alta pela primeira vez e Caxias do Sul e Bom Progresso pelo segundo ano consecutivo. Exceto Cruz Alta que, segundo o reitor, precisa ser reorganizada, o problema das unidades é a falta de espaço físico para receber novos alunos.

( lucia.pires@zerohora.com.br )

O concurso
– Inscrições: de 7 de novembro a 9 de dezembro
– Local: www.uergs.edu.br e www.fundatec.com.br
– Taxa: R$ 60
– Prova: 22 de janeiro, das 13h às 18h30min
– Para quem não tem acesso à Internet: computadores e impressoras estarão disponíveis nas unidades da Uergs e na sede da Fundatec (Rua Cristiano Fischer, 2.012, na Capital).
– Informações: – (51) 3320-1016
Saiba mais
A Uergs mantém reserva de 50% de suas vagas para alunos carentes e 10% para pessoas com deficiências.
A universidade mantém 113 turmas. Em 2006, serão 118.
Em 2005, a Uergs executou 90% do orçamento de cerca de R$ 26 milhões.
Conheça a Uergs
Pesquisa
– Coordenada pelo professor Gerhard Jacob, ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-presidente do CNPq, a Pró-Reitoria de Pesquisa da Uergs está com 25 projetos de pesquisa em andamento. Outros sete projetos foram aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul este ano. Os 32 projetos garantem bolsas de iniciação científica para 37 estudantes de graduação da universidade.
– A Uergs está engatinhando, mas vai muito bem. Uma universidade que começou em 2002, já ter 25 projetos de pesquisa em andamento é um feito – diz o pró-reitor.
Convênios internacionais
– Dois estudantes de Automação Industrial trabalharam por seis meses na Alemanha, por meio de um convênio da Uergs com a Universidade de Siegen. Um professor desenvolveu pesquisa em física na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. A Uergs mantém convênio ainda com a Universidade de La República (Uruguai) e Universidade Rio Cuarto (Argentina).
Ensino
– A estrutura multicampi tem um coordenador para cada unidade e sete diretores regionais. Eles são encarregados de ouvir os conselhos consultivos das regiões – formados por representantes da universidade, de outras instituições de ensino e da comunidade -, e levar ao conselho superior da Uergs demandas da região como a escolha de cursos.
Professores: 250 (114 mestres, 113 doutores)
Bibliotecas: acervo de 23.784 exemplares
Extensão
– A Pó-Reitoria de Extensão foi criada no final de 2003. Os eventos são realizados em duas áreas: desenvolvimento cultural e capacitação profissional. A universidade promove palestras, seminários, colóquios e cursos nas unidades e por vídeo conferência. O projeto 10 lições é um destaque da área cultural. O setor de capacitação oferece cursos de 40 a 60 horas em convênio com prefeituras ou não.
Tecnologia à distância
– O estúdio central de videoconferência da Uergs fica em Porto Alegre e está conectado a todas as unidades. Ligados ao sistema, os alunos dividem espaço na tela da TV e conversam em tempo real em aulas, debates ou cursos de extensão como os de língua estrangeira (atualmente, alemão e italiano).
Nos cursos de idiomas, os alunos participam de duas videoconferências por semana e trabalham em um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido para ensino à distância. Conforme a reitoria, a modalidade à distância é uma das prioridades da Uergs.
A oferta em 2006
Ingresso em março
Bento Gonçalves – Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
Cachoeira do Sul – Tecnologia em Agropecuária: Agroindústria
Encantado – Tecnologia em Agropecuária: Agroindústria
Guaíba – Engenharia de Sistemas Digitais
Novo Hamburgo – Tecnologia em Automação Industrial
Porto Alegre – Administração de Sistemas e Serviços de Saúde
Sananduva -Tecnologia em Agropecuária: Agroindústria
Santana do Livramento – Tecnologia em Agropecuária: Fruticultura
São Luiz Gonzaga – Tecnologia em Agropecuária: Sistemas de Produção
Tapes – Tecnologia em Meio Ambiente
Vacaria – Tecnologia em Agropecuária: Fruticultura
Ingresso em agosto
Bagé – Tecnologia em Agropecuária: Silvicultura
Erechim – Tecnologia em Meio Ambiente
Frederico Westphalen – Tecnologia em Agropecuária: Fruticultura
Ibirubá – Tecnologia em Agropecuária: Agroindústria
Santa Cruz do Sul – Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
São Borja – Tecnologia em Agropecuária: Sistemas de Produção
São Francisco de Assis – Tecnologia em Meio Ambiente