Um voto que valeu a pena

Jan 04 2004
(0) Comments

O Nacional, 04/01/2004

Um voto que valeu a pena

Tenho acompanhado muitos artigos, onde legitimamente, eleitores pedem seu voto de volta, decepcionados com os políticos que ajudaram a eleger. É realmente uma pena que este gesto tenha valor apenas simbólico. Ao eleitor cabe apenas lastimar e não mais votar neste político, quando se sente ludibriado e enganado.

Mas se isto é verdade, o inverso também é verdadeiro. Ter votado em bom político traz orgulho e valoriza o eleitor, o seu voto e a própria democracia. Somos da política e sabemos que muitas vezes temos de tomar posicionamentos que não agradam a todo mundo. Agradar a todos é impossível e desagradar é da própria essência de se fazer política. È normal portanto, mas que seja pela ação e não pela omissão. É uma anomalia termos políticos sem opinião e sem posicionamento.

Esses enganam por algum tempo, mas logo ali adiante mostram sua verdadeira face.

Digo isso pensando no desempenho de nossos deputados federais e nutrindo um orgulho especial pelo correligionário e amigo, Beto Albuquerque. Vejamos seu desempenho em alguns pontos em 2003:

* Das 159 sessões do ano de 2003, Beto esteve presente em 155, tendo faltado justificadamente, apenas quatro, pois estava em missão oficial no Parlamento Europeu. Foi o gaúcho mais assíduo. Teve 193 intervenções em plenário, o que demonstra de que além de estar presente foi atuante.

* O Diap aponta o deputado de Passo Fundo Beto Albuquerque como um dos dez gaúchos mais influentes no Congresso Nacional.

* A revista ISTOÉ Dinheiro aponta o vice-líder do governo como um dos dez mais importantes parlamentares na área de economia, atribuindo ao nosso conterrâneo a missão de ser “a voz de Palocci na Câmara dos Deputados”.

* O Exército brasileiro o distinguiu com honraria pelo seu desempenho importante em defesa do setor.

* Beto tem sido um dos parlamentares mais procurados pela grande imprensa nacional, pois sua manifestação de importância.

* Foi aprovado um projeto seu que cria um novo escalonamento nas multas de trânsito, trazendo mais justiça, sem diminuir o rigor à infração mais grave.

* Incidiu decisivamente na nova legislação de falências e concordatas.

* Foi o grande articulador junto ao governo federal da legislação que beneficia sensivelmente os devedores do crédito educativo federal.

* Esteve presente em todos os grandes temas tratados neste primeiro ano no Congresso Nacional, sem se omitir, mesmo se tratando de matérias impopulares.

* Apresentou e aprovou emendas ao orçamento federal que beneficiaram grandes projetos em nossa região.

Tive a oportunidade de testemunhar o seu prestígio em Brasília, em algumas agendas que cumpri na capital federal, onde, ciceroniado pelo companheiro, tratamos de diversos temas de interesse de Passo Fundo. Beto circula pelos Ministérios e pelo Palácio da Alvorada como se tivesse em Passo Fundo. Sua presença é respeitada, seja pelos servidores, seja pelos Ministros ou agentes políticos.

Para mim é um orgulho e é a prova de que é possível votar em políticos e afirmar: esse é um voto que valeu a pena! Parabéns Beto!

*Vereador Marcos Alexandre Cittolin