União anuncia investimentos no RS

Sep 01 2006
(0) Comments

Correio do Povo – Porto AlegreCorreio do Povo – Porto Alegre, 1/9/2006
União anuncia investimentos no RS

Ministro falou no Programa de Recursos Hídricos, que incluirá a criação de barragens e adutoras

O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, anunciou ontem, em Porto Alegre, investimentos no Estado. As obras compreendem a construção, em curto prazo, de barragens, adutoras e sistemas de abastecimento de água, em especial na Metade Sul. As medidas foram divulgadas na reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, na Assembléia. Entre as prioridades estão as barragens dos arroios Jaguari e Taquarembó do Santa Maria, a transposição do rio Sutil, em Dom Feliciano, e o abastecimento de água de Espumoso, Não-Me-Toque, Tenente Portela, Santa Rosa, Cruzeiro do Sul, São João da Urtiga, Tio Hugo e São Leopoldo.

As obras integram o Programa Nacional de Recursos Hídricos (Proágua), que deverá ser implantado em 2007, com recursos da União e financiamento do Banco Mundial. Segundo Brito, é preciso investir na gestão de recursos hídricos diante de transformações climáticas.

O Proágua é orçado em 600 milhões de dólares. A primeira fase terá 200 milhões de dólares e incluirá as barragens do Jaguari e do Taquarembó. A segunda etapa está prevista para 2008.

Está em andamento em 29 municípios um programa de cadastramento de 3.779 poços profundos, de perfuração de oito novos poços e de recuperação de 21. Será construída a represa do rio Piraí, prioritária para terminar com o racionamento de água em Bagé. O projeto de engenharia está em fase de licitação. O ministro anunciou ainda a conclusão neste ano de obras de controle de cheias no Vale do Rio dos Sinos e dos estudos técnicos para a elaboração do Projeto Costa Doce de Arambaré, que prevê a produção de arroz em 10 mil hectares às margens da Lagoa dos Patos.

O secretário estadual das Obras Públicas e Saneamento, Waldir Schmidt, entregou a Brito um documento pedindo recursos para o abastecimento de água em pequenas localidades rurais, totalizando R$ 155 milhões, de 2007 a 2010.