União destina R$ 4 milhões para construir escola técnica

Jan 09 2007
(0) Comments

Gazeta do Sul – Santa Cruz do Sul, 9/1/2007

Audiência pública nos próximos dias definirá os cursos profissionalizantes que serão desenvolvidos no futuro estabelecimento de ensino no município

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) anunciou ontem a liberação de R$ 4 milhões para a construção de uma escola técnica federal em Venâncio Aires. Segundo o parlamentar, foi definido como meta pela Secretaria de Ensino Tecnológico, comandada pelo gaúcho Eliezer Pacheco, a criação de mais 150 escolas em nível nacional nos próximos quatro anos, sendo 11 no Rio Grande do Sul.

Nos próximos dias, segundo informou o deputado estadual Heitor Schuch (PSB), deverá ser agendada uma audiência pública no município para definição dos cursos profissionalizantes que serão desenvolvidos pela futura escola. "Caberá ao município decidir qual o melhor investimento a fazer com o recurso que está garantido", disse. No ano de 2006 foram criadas 40 escolas técnicas no país, sendo quatro no Rio Grande do Sul.

O secretário de Educação de Venâncio Aires, José Cassiano Braga, disse que ficou surpreso com a informação de que Venâncio Aires seria contemplado com os recursos. Ele cogitou a possibilidade de utilizar o dinheiro num projeto de criação de uma escola agrícola federal, reaproveitando a infra-estrutura encontrada na Escola Wolfran Metzler. "Há cerca de um mês, encaminhamos um dossiê, assinado pelo prefeito Almedo Dettenborn, contendo fotos e dados completos sobre as condições do lugar", afirmou.

De acordo com o secretário, o local possui alojamentos e equipamentos para receber cerca de 200 alunos e que a meta é oferecer cursos para diversificar as culturas agrícolas na região. Braga ainda afirmou que tratará de agilizar a organização da audiência pública para discutir o assunto com a comunidade. "Já temos a idéia de alguns cursos que poderão ser oferecidos", adiantou.

Para o prefeito em exercício, Airton Artus (PDT), a notícia da liberação de uma verba do governo federal vem de encontro ao anseio do prefeito Almedo Dettenborn (PMDB) de proporcionar novos meios de qualificação da mão-de-obra da população. "Isso também é prova de que o bom relacionamento do prefeito com os governos estadual e federal gera bons frutos", disse.