Vice-líder do governo defende mais rigor no CTB

Apr 02 2008
(0) Comments

Diario da Manha – Passo Fundo, 2/4/2008
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), afirma que a discussão sobre a MP nº 415 é uma oportunidade para aperfeiçoar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "A MP é um equívoco, mas é possível fazer do limão uma limonada", afirma. A idéia é aproveitar propostas que aumentam o rigor para motoristas embriagados por meio de um projeto de conversão da MP. Beto defenderá esta posição nesta quarta-feira (2/4), às 14h, os líderes da base aliada se reúnem para discutir a medida provisória.

Para o deputado, é preciso fechar o cerco contra quem bebe e dirige, não só nas rodovias federais, mas também em vias estaduais e urbanas. Para isso, ele propõe álcool zero para quem dirige e multa de R$ 1.800,00 reais para o infrator; suspensão da permissão de dirigir por 24 meses; fim do pagamento de fiança; prisão em flagrante do condutor bêbado; fim do envio destes casos a juizados especiais e, no caso de morte provocada por motorista embriagado, pena de reclusão de cinco a 12 anos.

Os mesmos critérios valerão para os condutores que matarem ao ultrapassar em local proibido, participar de rachas de velocidade ou atropelar pedestres sobre a faixa de pedestre, passeio ou acostamento. "A hora é de endurecer a lei, as punições e a fiscalização sobre o condutor. Só assim vamos combater a mortalidade no trânsito", afirma Beto Albuquerque.