Zero Hora – Porto Alegre
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Zero Hora – Porto Alegre, 28/11/2009
Com sol, ministros visitam o EstadoOs temporais que alagaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas dão uma trégua hoje e amanhã. Com a promessa de tempo bom, quatros ministros devem visitar hoje as áreas mais atingidas pelos temporais dos últimos dias.
O sol reaparece, e a temperatura se eleva no fim de semana, segundo a meteorologista Cássia Beu, da Somar Meteorologia. É prevista chuva para as tardes de sábado e domingo, só que sem a intensidade das tempestades que causaram R$ 3,5 bilhões em prejuízos nos últimos quatro meses, conforme estimativa do chefe da Casa Militar, coronel João Batista Gil.
– O sol aparecerá em todo o Estado. Terá algumas chuvas passageiras, mas com volume bem mais baixo que o das últimas semanas – disse Cássia.
Na segunda-feira, o clima muda outra vez, com a chegada de uma frente fria. Volta a chover forte, porém nada comparado com os recentes temporais, garante a meteorologista da Somar. A frente fria passa rapidamente sobre o Estado e deixa a terça-feira seca. Ao mesmo tempo, o calor cede.
No total, 81 municípios gaúchos estão em situação de emergência por causa das tempestades desde 13 de novembro. Somente ontem, 15 municípios entram na lista.
O novembro mais chuvoso em 23 anos obrigou 21.326 pessoas a deixarem suas casas até ontem. Ficaram danificadas 15.870 residências. Outras 292 foram destruídas. Ao menos oito pessoas morreram.
Ontem, a governadora Yeda Crusius sobrevoou de helicóptero áreas atingidas em Três de Maio (Noroeste), que registrou a ocorrência de um tornado na quarta-feira.
Hoje será a vez de pelo menos quatro ministros conferirem de perto a destruição causada pelos temporais. Acompanhados da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, estarão no Estado os titulares das pastas de Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, das Cidades, Márcio Fortes, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima – além de secretários federais.
A expectativa maior sobre a visita é quanto à reunião com Yeda, às 9h30min, em Porto Alegre, de acordo com o deputado Beto Albuquerque (PSB). O levantamento dos estragos definirá a ajuda que será dada ao Estado, apontou o parlamentar:
– Esperamos ter um levantamento em mais detalhes para que se formate uma estimativa de prejuízos e o governo federal possa criar uma medida provisória para liberar recursos ao municípios afetados.