Zona sul: Prefeitos da Zona Sul participam de evento nacional
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário Popular – PelotasDiário Popular – Pelotas, 16/8/2005
Zona sul: Prefeitos da Zona Sul participam de evento nacional
Número expressivo de prefeitos da região deverá participar da 1ª Conferência de Fortalecimento do Movimento Municipalista Brasileiro, que ocorre de 24 a 26 deste mês, no Hotel Othon Palace, Rio de Janeiro. A decisão foi tomada durante reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), realizada no final de semana em Cristal, com a participação do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que sensibilizou as lideranças para a importância do evento.
O objetivo da Conferência, segundo o presidente, é discutir os principais temas diretamente relacionados com a administração pública municipal e apontar os rumos a serem tomados pelo movimento municipalista. "Um dos temas que mais preocupa hoje os prefeitos é o prejulgamento feito, quando muitas vezes nem temos direito de nos defender perante a sociedade", afirmou.
Ele citou como exemplo as fiscalizações feitas pela Controladoria Geral da União (CGU) cujos resultados são divulgados amplamente pela instituição sem ao menos dar direito aos prefeitos acusados de se defenderem. "Muitas vezes o prefeito comete um erro de preenchimento em algum formulário e é apresentado à mídia como ladrão. Até o prefeito explicar que não roubou e que cometeu apenas um erro formal, a sua imagem já está arranhada", disse Ziulkoski.
"Também pretendemos definir a tática de ação para cada projeto e política nacional. Vamos delinear, juntos, as bases do relacionamento com o governo federal, que já apoiou e garantiu a aprovação de diversos projetos de interesse dos municípios, mas que vive um momento de paralisia; e com o Congresso Nacional, que precisa dar celeridade a votação dos projetos de interesse dos municípios", destacou Ziulkoski, apontando os outros temas de debate no evento.
FUNDO
O encontro da Azonasul, que também contou com a presença do deputado federal Beto Albuquerque (PSB), discutiu a necessidade imediata de colocar em pauta no Congresso o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e garantiu o apoio do deputado para que a matéria seja colocada em votação com destaque ainda dentro desta semana.
O presidente da Azonasul, Francisco de Assis Luçardo, prefeito de Piratini, avaliou o encontro positivamente e espera que o evento no Rio de Janeiro seja decisivo para chamar a atenção sobre a necessidade de fortalecer a ação dos chefes do Executivo de maneira a tornar os esforços mais eficientes, com uma melhor alocação de recursos técnicos e financeiros.