LideranA�as do Alto Uruguai discutem a infraestrutura da regiA?o em audiA?ncia pA?blica
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O secretA?rio de Infraestrutura e LogA�stica do RS, Beto Albuquerque, participou de audiA?ncia pA?blica com cerca de 180 lideranA�as da regiA?o do Alto Uruguai, neste sA?bado (12), no municA�pio de Erechim. AlA�m da pauta principal, que foram os acessos asfA?lticos, Beto falou sobre outras estradas importantes para o desenvolvimento regional, sobre melhorias no Aeroporto de Erechim, alA�m de destacar a luta para viabilizar a Ferrovia Norte-Sul.
O proponente da audiA?ncia e relator da ComissA?o Especial sobre os MunicA�pios sem Acesso AsfA?ltico, deputado estadual, Altemir Tortelli, abriu os trabalhos e destacou a importA?ncia da uniA?o das diferentes bandeiras em prol de um objetivo maior. a�?NA?o temos mais como imaginar o desenvolvimento de toda a regiA?o do Alto Uruguai sem as ligaA�A�es asfA?lticas entre todos os municA�piosa�?, afirmou Tortelli.
O secretA?rio Beto Albuquerque explicou a atual situaA�A?o da malha viA?ria gaA?cha e seus principais problemas, como o baixo recurso destinado para a A?rea. a�?Infelizmente, historicamente os governos destinam pouco para infraestrutura. A mA�dia anual de investimentos em rodovias A� de cerca de R$ 350 milhA�es, ou seja, 1% do total arrecadado pelo Estado, que gira em torno de R$ 35 bilhA�esa�?, lamentou. Beto ainda lembrou que dos 12 mil km de estradas no Estado, apenas 300 km de rodovias sA?o duplicadas. a�?Temos, no mA?ximo, 170 km de rodovias estaduais duplicadasa�?, lamentou.
Segundo Beto, o governo se preocupou, inicialmente, em pagar os compromissos assinados pelo governo anterior. a�?NA?o esperA?vamos ter que pagar R$ 150 mil de dA�vidas herdadas, referente a obras executadas entre outubro e dezembro do ano passado, o que comprometeu quase a metade do nosso orA�amento para 2011a�?, afirmou o secretA?rio, justificando a diminuiA�A?o no ritmo das obras que estavam em andamento. a�?Na quarta-feira desta semana pagamos R$ 85 milhA�es A�s empreiteiras. Isto demonstra o empenho do Governo do Estado que, em dois meses e meio, conseguimos avanA�as e quitar quase 80% da dA�vida com o setora�?, comemorou o secretA?rio, que divulgou a retomada das primeiras obras em abril.
Albuquerque deu A?nfase aos municA�pios que ainda nA?o contam com pavimentaA�A?o em seus acessos. a�?Temos uma dA�vida com os 106 municA�pios que ainda amassam barro por nA?o contar uma via pavimentadaa�?, disse, ao afirmar que a prioridade do executivo gaA?cho A� sanar a dA�vida com esses municA�pios nos prA?ximos quatro anos.
Ainda sobre os acessos, Albuquerque explicou o critA�rio para escolher os que serA?o concluA�dos inicialmente, sendo que foram divididos em trA?s etapas. a�?Queremos concluir os 39 acessos municipais mais adiantados entre 12 e 18 meses. Outras 40 obras esperarA?o o financiamento do BNDES, que acredito que serA? liberado no A?ltimo trimestre deste ano. Os demais serA?o acompanhados de perto para que possamos encaixA?-losa�?, afirmou Beto.
Para a regiA?o do Alto Uruguai, o secretA?rio anunciou que estA?o na primeira etapa os trechos de Floriano Peixoto, alA�m dos trechos que ligam Severiano a Mariano Mouro, Cruzaltense a Campinas e Ponte Preta a Contegipe. a�?Estamos otimistas de que a liberaA�A?o dos financiamentos virA? em breve, contemplando os demais municA�piosa�?, destacou Beto.
Quanto aos 154 convA?nios firmados pelo governo anterior com os municA�pios, sem que houvesse previsA?o orA�amentA?ria, Albuquerque lamentou a aA�A?o, mas explicou que haverA? uma reavaliaA�A?o destes processos que, atualmente, estA?o sendo analisados pelo Tribunal de Contas do Estado. a�?Vamos estudar estes convA?nios a partir da decisA?o do TCE, fazendo uma divisA?o dos processos assinados para benefA�cios de vias municipais e os assinados para beneficiar rodovias estaduais, que A� o correto, como sA?o os casos de Aratiba, Viadutos, Jacutinga e SA?o Valentima�?, disse. O secretA?rio informou, ainda, que solicitou um estudo do Daer para a recuperaA�A?o dos trechos entre Erechim e A?urea e o trecho no municA�pio de Charrua.
A questA?o da ferrovia para a regiA?o, indagada pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, foi respondida pelo secretA?rio Beto, que lembrou o projeto para a Ferrovia Norte-Sul. a�?Hoje a ferrovia sai de BelA�m, no ParA?, e chega a Panorama, em SA?o Paulo. A luta do nosso governo A� que ela desA�a atA� o Porto de Rio Grande, evidentemente passando pelo municA�pio de Erechim, tornando-se Norte-Sul de verdadea�?, anunciou o secretA?rio, lembrando que o governador Tarso Genro proporA? a consumaA�A?o de uma empresa que represente os quatro estados do Codesul (RS, SC, PR e MG). a�?Esta empresa servirA? para traA�ar um A?nico caminho entre SA?o Paulo e o Rio Grande do Sula�?, destacou.
O secretA?rio tambA�m destacou que o aumento da pista do Aeroporto de Erechim estA? previsto no projeto de melhorias dos aeroportos, desenvolvido pelo Departamento AeroportuA?rio (DAP). a�?Queremos discutir esta demanda com a comunidade e o DAP, para chegarmos a melhor aA�A?o para este aeroportoa�?, contou.
O presidente da CA?mara dos Deputados, deputado federal Marco Maia, destacou a importA?ncia da uniA?o entre os municA�pios para alcanA�ar os objetivos. a�?Esta A� minha primeira agenda no interior do Estado e venho aqui para afirmar que devemos afirmar esta sintonia entre o governo federal, o governo do Estado e as regiA�es, para que tornamos realidade nossos sonhos, de forma integradaa�?, destacou Maia.
A mesa tambA�m foi composta pelo secretA?rio de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do RS, Ivar Pavan, os deputados estaduais, Gilmar Sossela, Ronaldo Santini e Gilberto Capoani, o presidente em exercA�cio da CA?mara de Vereadores de Erechim, Jaime JosA� Bastos, o prefeito do municA�pio, Paulo Polis e o presidente da AssociaA�A?o dos MunicA�pios do Alto Uruguai, Gilberto Tonello.