Acidentes com moto matam mais de 7 milhões por ano

Sep 18 2006
(0) Comments

Assessoria de imprensaAssessoria de imprensa, 18/09/2006
Acidentes com moto matam mais de 2,7 milhões por ano

Beto participou do lançamento da Semana Nacional do Trânsito, promovido pela Polícia Rodoviária Federal/RS no Parque Harmonia.

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) afirma que o tema Você e a moto: uma união feliz é oportuno pela importância que esta modalidade de transporte possui no país. A Semana Nacional do Trânsito ocorre de hoje até a próxima sexta-feira.

Atualmente, a frota de veículos no Brasil ultrapassa os 44 milhões, desse total mais de 17% são motocicletas, o que representa mais de 2,7 milhões. “Este é um tipo de transporte econômico que se popularizou nos últimos anos, mas que passou a representar 26% dos veículos envolvidos em acidentes”, afirma Beto Albuquerque.

Para o deputado – autor das leis que tornam mais rigorosa a punição de motoristas embriagados e também mais justa a aplicação de multas por excesso de velocidade -, é preciso analisar questões como regulamentação técnica, profissionalização, educação e saúde relacionadas ao motociclista. “Esta semana do trânsito é importante para colocar na pauta nacional esses temas”, alerta.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, os 333.689 acidentes com vítimas, ocorridos em 2003, resultaram em 21.331 mortes no local, sendo que 13% eram motociclistas. No caso das vítimas não fatais, esse porcentual chega a 28%.
Entre os Estados com maior número de acidentes com motociclistas mortos no mesmo ano estão São Paulo, Ceará, Goiás, Bahia e Minas Gerais.