Albuquerque anuncia refinanciamento de dívidas do crédito educativo

Nov 27 2003
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 27/11/2003
Albuquerque anuncia refinanciamento de dívidas do crédito educativo

O governo federal edita nesta quinta-feira (27/11) uma medida provisória que permitirá o refinanciamento das dívidas de 200 mil ex-estudantes com o Programa de Crédito Educativo (Creduc). A informação é do vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB-RS) que coordenou um grupo interministerial sobre o assunto.

Segundo ele, a medida provisória possibilita a devedores e também adimplentes a quitação dos débitos com desconto entre 20% e 80%. A medida é importante porque resolve o problema de milhares de ex-estudantes que vivem o drama de sair da universidade com o diploma numa mão e o carimbo de devedor na outra. É uma chance de liquidação dos débitos, afirma.

Albuquerque lembra que o governo renegociou dívidas de vários setores produtivos do país, sob os novos critérios do Refis, no começo deste ano. A diferença é que neste governo os pequenos, como os estudantes, têm vez, afirma.

A MP, que será encaminhada ao Congresso Nacional, tomou como base o projeto 2.037, apresentado pelo deputado neste ano. Além de resolver a situação das pessoas, a medida também permitirá reduzir o prejuízo da Caixa Econômica Federal, que acumula um déficit de R$ 1,5 bilhão apenas com o Creduc. Albuquerque deve ser designado relator da matéria.