Albuquerque pede apuração de responsabilidades

Jan 22 2004
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 22/01/2004

Albuquerque pede apuração de responsabilidades

A Procuradoria Geral da República irá analisar a representação do deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) que solicitou ontem (quarta-feira) a apuração de possíveis responsabilidades do secretário estadual de segurança do Paraná, Luiz Fernando Delazari, no caso do foragido Adriano Vicente da Silva, preso pela polícia gaúcha.

Silva confessou o assassinato de 12 crianças no norte do Rio Grande do Sul. A representação foi entregue no final da manhã ao procurador-geral da República em exercício, Antônio Fernando Barros de Souza.

Segundo Albuquerque, a série de crimes só ocorreu porque a Secretaria de Segurança do Paraná decidiu retirar seus dados do Programa de Integração Nacional de Informações de Justiça e Segurança Pública (Infoseg).

A medida impediu que a polícia gaúcha – como, de maneira geral, todos os Estados brasileiros ligados à Infoseg – identificasse o criminoso condenado a quase 30 anos de prisão no Paraná. É uma irresponsabilidade omitir dados da área de segurança de um sistema nacional como o Infoseg, que permite, justamente, identificar criminosos, afirma o parlamentar, que é natural de Passo Fundo, município localizado na região norte do Estado.