Audiência pública vai tratar do arranjo produtivo da erva mate

Jul 09 2003
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 09/07/2003
Audiência pública vai tratar do arranjo produtivo da erva mate
No próximo mês, o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) vai realizar no Estado a primeira audiência pública para tratar do Arranjo Produtivo Local (APL) da erva mate. A decisão foi anunciada na segunda-feira,7/7, durante audiência entre o ministro Roberto Amaral, o vice-líder do governo na Câmara Beto Albuquerque (PSB), o deputado Heitor Schuch (PSB) e o coordenador do MCT/Finep no Rio Grande do Sul, Vanderlan Vasconselos. O APL amplia a experiência dos sistemas locais de produção, criados no governo da Frente Popular no Estado, com o objetivo de desenvolver setores produtivos em cada região.
Segundo Albuquerque, a idéia é reunir os setores que integram a cadeia produtiva da erva mate para discutir temas como organização do setor, qualificação da produção e investimento na criação de subprodutos. O governo federal quer contribuir para o desenvolvimento de setores produtivos como o da erva mate. É possível, por exemplo, apostar no envelhecimento da erva que permitirá disputar mercados do Cone Sul e até da Síria, exemplifica Albuquerque.
A erva mate é cultivada em 39 mil pequenas propriedades, localizadas em 248 municípios, e gera 700 mil empregos diretos. A audiência pública será promovida pelo MCT com a participação de sindicatos, associações de produtores e prefeituras.