Bancada gaúcha recebe pedidos de agricultores e bingos
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[28/10/2009]
A intermediação para uma audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi o principal pedido apresentado na tarde desta quarta-feira (28) em Brasília à bancada gaúcha no Congresso Nacional pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag).
A intenção é pedir que o ministro autorize a suplementação de mais R$ 55 milhões para atender ao que a Fetag chama de demanda represada de 27,5 mil agricultores que aguardam liberação de recursos do Banco do Brasil, necessários para cobrir prejuízos dos produtores gaúchos decorrentes dos efeitos climáticos no Estado, como enchentes e estiagens. Na reunião com os deputados federais gaúchos estiveram representantes da Fetag dos municípios de Santo Ângelo, Santa Rosa e Frederico Westphalen, liderados pelo presidente da entidade, Elton Weber.
Coordenada pelo deputado Germano Bonow (PFL) – o coordenador Beto Albuquerque (PSB) encontra-se no Rio do Sul em missão oficial da Câmara na 13ª Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo –, a reunião da bancada ainda abriu espaço aos representantes dos bingos, que pediram apoio dos parlamentares ao projeto de regulamentação da atividade.
Representando o Movimento dos Trabalhadores de Bingos (MTB), José Eduardo de Linhares detalhou aos deputados a situação que, segundo ele, tem gerado muito desemprego no Rio Grande do Sul, a exemplo do restante do País. Os parlamentares se revezaram avaliando principalmente a situação de desemprego gerada pelo fechamento de bingos. “Defendemos emprego a partir da regulamentação da atividade, o que irá impedir que aventureiros continuem prejudicando empresários e trabalhadores que fazem suas atividades com seriedade”, disse o representante dos bingos.
Também participaram da reunião os deputados federais Enio Bacci (PDT), Luiz Carlos Heinze (PP), Oswaldo Biolchi (PMDB), Onyx Lorenzoni (PFL), Geraldinho (PSol), Renato Molling (PP) e representantes dos deputados Beto Albuquerque (PSB), Vieira da Cunha (PDT), Darcísio Perondi (PMDB), Maria do Rosário (PT) e Pepe Vargas (PT).