Beto Albuquerque aprova duas emendas na LDO para 2008
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[16/07/2007]
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2008, aprovada pelo Congresso Nacional na quarta-feira (11) incluiu duas emendas do deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) que possibilitarão a destinação de recursos para implantação de programas de segurança e fiscalização do trânsito. Na primeira emenda, Beto Albuquerque, pediu aquisição de 1000 aparelhos de etilômetros (medidor de teor alcoólico) para melhorar a fiscalização feita pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Outra proposta aprovada pede a realização de campanhas permanentes para a redução de mortes e lesões no trânsito. “Diariamente morrem no Brasil 100 pessoas em acidentes de trânsito nas estradas e vias urbanas, a um custo de cerca de R$ 25 bilhões para país, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Por esta razão, é necessário a realização de campanhas permanentes de educação para a cidadania no trânsito”, justifica Beto.
Na última semana, Albuquerque, que coordena em Brasília a Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, esteve reunido com secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, para reforçar a atuação da Frente em campanhas para reduzir o número de lesões e mortes nas ruas e estradas do país.
Dom Dimas Barbosa disse que a Igreja já trabalha sob os dez mandamentos para o trânsito, criados mês passado pelo Vaticano. A CNBB utilizará uma rede de rádios e TVs católicas para reproduzir as idéias de educação e responsabilidade para o trânsito, defendidas pelos parlamentares. A primeira ação conjunta da entidade e da Frente Parlamentar, com a participação de entidades governamentais, ONGs, empresas públicas e privadas, será em setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito. Entre as iniciativas previstas, um material com dicas de segurança e regras básicas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres será distribuído em todo o país.
Segundo Beto Albuquerque, a parceria com a CNBB será fundamental para levar a mais pessoas a consciência sobre a segurança no trânsito. “A mudança de atitude é determinante para diminuir a violência e poupar milhares de vidas”, afirma.