Beto Albuquerque defende aumento do investimento em trânsito

Jan 22 2008
(0) Comments

[22/01/2008]

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) defendeu nesta terça-feira a necessidade de os governos aumentarem o investimento em obras de infra-estrutura, equipamentos para fiscalização policial e campanhas permanentes de educação para o trânsito. “Isso é fundamental para impedir o crescimento do número de acidentes e crimes de trânsito com mortes no Brasil”, afirma o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

A solução está na aplicação de maior parte dos recursos arrecadados pela União, pelos Estados e municípios com a cobrança de multas. O Fundo Nacional para Segurança e Educação no Trânsito (Funset) acumula, atualmente, R$ 1 bilhão. A União fica com 5% da arrecadação e estados e municípios com o restante.

 Um dia depois da publicação da medida provisória que proíbe a venda de bebidas nas estradas federais, Beto diz-se “preocupado com o fato de a polícia rodoviária ter de fiscalizar o comércio, quando o foco deve ser a fiscalização do motorista”, argumenta.

Para ele, é preciso cobrar do motorista uma conduta responsável, de respeito às leis de trânsito. Além disso, “só o combate à impunidade e o aumento dos investimentos em infra-estrutura, fiscalização e educação serão capazes de mudar o quadro de violência nas ruas e estradas brasileiras”. Hoje, os acidentes de trânsito consomem R$ 20 bilhões.