Beto falará em Florianópolis sobre desafios energéticos dos países do Mercosul
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) estará em Florianópolis nesta sexta-feira (19) participando do Seminário Mercosul Pós Copenhague, promovido pelo Instituto IDEAL, UFSC, CEFIR e Jelare – Joint European-Latin American Universities Renewable. O deputado gaúcho é palestrante convidado e falará sobre “Os Desafios do Mercosul Frente às Mudanças Climáticas”. Mebro do Parlamento do Mercosul (Parlasul) no qual é presidente da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca, ele apresentará propostas de integração energética para os países membros.
De acordo com a Agência Internacional de Energia, a demanda global de energia poderá aumentar quase 50% até o ano de 2030, ou seja, em apenas 20 anos, quando a população mundial deverá sair dos atuais 6 bilhões de habitantes para chegar a 9 bilhões. Diante desse quadro, o deputado federal destacará aos participantes do seminário que há hoje uma desafio energético no mundo: garantir a oferta dos suprimentos de energia necessários para o crescimento econômico e, simultaneamente, tratar dos riscos da mudança climática.
Em sua fala no seminário, o parlamentar enfatizará ainda que para atender às crescentes necessidades energéticas e ao mesmo tempo administrar os riscos da mudança climática seremos exigidos desenvolver todas as fontes de energia viáveis e políticas que apóiem os investimentos e tecnologia nas empresas. “Ao permitir que as nações e os povos trabalhem juntos, poderemos investir em soluções integradas que ampliem os suprimentos de energia, aumentem a eficiência e reduzam as emissões”, afirma Beto.
O seminário será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, no auditório da Reitoria no Campus da UFSC e receberá uma delegação do Parlamento do Mercosul e autoridades do governo brasileiro, da diplomacia e cientistas para discutirem propostas de mitigação e enfrentamento às mudanças climáticas no bloco econômico.
O Seminário Mercosul Pós Copenhague terá a participação de dois ministérios: o de Meio Ambiente, através da Secretaria de Mudanças Climáticas, e do Desenvolvimento Agrário, quando o ministro Guilherme Cassel abordará o tema Bioenergia e criação de empregos. Completam a programação especialistas do Mercosul e de instituições voltadas à integração regional e às energias renováveis presentes nos quatro países do bloco.
A iniciativa também tem a chancela do Centro de Integração Regional – Cefir do Uruguai, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Unisul/ Jelare – Joint European-Latin American Universities Renewable Energy Project. As inscrições são gratuitas, o seminário está sendo inventariado e terá todas as emissões de carbono compensadas pela Carbon Clean/ Nemorus. As inscrições podem ser feitas antecipadamente até o dia 18 de março pelo e-mail info@institutoideal.org. A iniciativa está cadastrada na UFSC e na Unisul como atividade de extensão, contando como oito horas. O patrocínio é da Eletrosul.