Beto Albuquerque fala do Programa de Gestão de Florestas Públicas em Conferência das Nações Unidas

Jun 30 2008
(0) Comments

[30/06/2008]

O vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) participa durante esta semana, em Nova Iorque, da conferência anual do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOG), que neste ano discute o Desenvolvimento Sustentável. Esta é segunda vez que Albuquerque é convidado para o evento. Amanhã (1), Beto fará uma palestra para um público formado por representantes de mais de 2 mil ONGs de 80 países, onde vai falar sobre a lei que criou o Programa de Gestão de Florestas Públicas que está sendo implantado no Brasil e da qual foi relator. "Além de prestar contas do programa, vou mostrar nesse encontro as cinco metas que queremos implementar em defesa das florestas públicas, não só a Amazônia mas todas elas", explicou. O convite ao vice-líder se deve à sua atuação como relator do projeto de lei do governo Lula, aprovado no Congresso Nacional, que definiu uma espécie de plano diretor para as florestas públicas do país. “A grande mudança é de conceito. A grande novidade do novo modelo de gestão é que atribui valor à floresta enquanto estiver preservada. Isso já reduziu o ritmo de desmatamento nos últimos anos e, dentro de uma década, será capaz de gerar 140 mil empregos diretos, R$ 2 bilhões em impostos e melhorar a qualidade de vida das populações locais”, explica.

Nos 80 artigos da lei, há diversas precauções para garantir transparência e controle social, evitar concentração de poder econômico, garantir acesso aos pequenos produtores e manter a efetiva fiscalização do sistema a ser implantado. "Uma das novidades é a chance que as comunidades carentes da região amazônica terão de participar de projetos sustentáveis como meio de sobrevivência. Até hoje, essa gente ficava entre a miséria absoluta e a atividade ilegal", explicou o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados.

As idéias apresentadas no evento servirão para subsidiar programas educativos e informativos de comunidades do mundo inteiro.