Beto Albuquerque teve participação decisiva na criação do CEITEC
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
O processo de criação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (CEITEC), inaugurado pelo presidente Lula na tarde desta sexta-feira (05), em Porto Alegre, teve a participação direta do deputado federal Beto Albuquerque e de seu partido, o PSB.
O parlamentar gaúcho foi relator do projeto que autorizou a criação da empresa na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e acompanhou todo o processo de construção e implantação do CEITEC. Beto destaca que a empresa é um orgulho para o PSB, partido que desde o início do governo Lula comanda o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), ao qual a fábrica é vinculada. “Trabalhamos com total empenho para criar o CEITEC e ver a execução da obra, o que torna o dia de hoje extremamente importante para todos nós”, afirma Beto.
Na tarde de 31 de julho de 2008, quando o presidente Lula sancionou a lei que criou o CEITEC, Beto fez um discurso durante a solenidade no Palácio do Planalto exaltando o importante passo que o Brasil estava dando naquele momento. Criava-se ali uma empresa pública especializada no desenvolvimento e produção de circuitos integrados de aplicação específica (ASIC’s) que fará do Brasil um modelo para o setor.
O CEITEC é uma empresa especializada no desenvolvimento e na produção de application-specific standard products (ASSPs). O Design Center tem capacidade para desenvolver chips de alta tecnologia, exercendo papel estratégico para a indústria microeletrônica do País. A fábrica é a única da América Latina capaz de produzir chips e coloca o Brasil entre os principais países no desenvolvimento de microeletrônica avançada.
INAUGURAÇÃO
Ao inaugurar a fábrica, Lula defendeu nesta sexta-feira em Porto Alegre o acesso à banda larga para todos os brasileiros, gratuitamente e em todos os rincões do País. Esta é uma luta que tem sido também do deputado Beto Albuquerque por acreditar que a inclusão digital é uma causa social das mais importantes.
Para Beto, que participou da solenidade de inauguração do CEITEC na tribuna de honra, Lula deixa o Brasil com mais inovação, muitos investimentos em ciência e tecnologia, mais universidades e cursos profissionalizantes. Diante desta nova realidade, Beto destaca que o PSB sente-se orgulhoso por estar neste contexto, no comando do MCTdesde o início deste processo.
“O torneiro mecânico Lula investiu R$ 450 milhões e construiu a única fábrica de semicondutores da América Latina, no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre”, comemorou Beto, que foimencionado no discurso do presidente da República como um dos principais responsáveis pelo nascimento do CEITEC.
Assista ao vídeo do discurso do deputado Beto no ato de sanção da lei do CEITEC
Em julho de 2008, presidente Lula sancionou lei que criou o CEITEC
document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);