Beto alerta para aumento da violência no trânsito

Oct 14 2004
(0) Comments

Assessoria de ImprensaAssessoria de Imprensa, 14/10/2004
Beto alerta para aumento da violência no trânsito

O vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB) foi mais uma vez à tribuna da Câmara dos Deputados alertar para o crescimento da violência no trânsito nas estradas e ruas do país. No último feriado, do Dia da Criança, morreram 500 pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Não há fim de semana ou feriadão neste país que passe sem uma verdadeira carnificina, fruto da intolerância, da irresponsabilidade e do descumprimento das leis, disse, nesta quinta-feira, no plenário.

Segundo o deputado, a violência no trânsito só pode ser reduzida com a mudança de atitude dos brasileiros. Não bastam as leis e as campanhas educativas, é preciso dar o exemplo correto, afirmou. Beto usou o futebol como exemplo de respeito às leis. Uma criança de 6 anos já sabe que no futebol colocar a mão na bola dentro da área é pênalti e fora da área é falta. Em qualquer canto do Brasil, com juiz ou sem juiz, numa pelada ou partida oficial, todos conhecem as regras do jogo e as cumprem. Por que o mesmo respeito não acontece no trânsito, com a faixa de pedestres, os limites de velocidade, o consumo de bebida alcoólica, comparou.

O país precisa de atitudes positivas sobre temas graves como o trânsito, defendeu o vice-líder do governo. Segundo ele, é preciso fiscalizar e punir infratores, mas desenvolver um programa nacional de educação para o trânsito com o envolvimento de toda a sociedade. Para concluir, Beto defendeu o cumprimento do Código Brasileiro de Trânsito.