Beto critica Conselho Estadual da Cultura na abertura da 12ª Jornada Nacional da Literatura

Aug 28 2007
(0) Comments

[28/08/2007]

A crítica à decisão do Conselho de Cultura do Rio Grande do Sul de rejeitar o projeto da 12ª Jornada Nacional de Literatura, marcou a manifestação do deputado federal Beto Albuquerque (PSB) na solenidade de abertura do evento, na noite de segunda-feira, em Passo Fundo.

Como representante da presidência da Câmara dos Deputados e chamado de “embaixador da Jornada”, Beto disse não compreender o motivo da decisão do Conselho que impediu a captação de apoio financeiro privado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Para ele, só havia razões para a aprovação do projeto. "A Jornada é realizada há 26 anos, é prestigiada por autores nacionais e estrangeiros dos mais respeitados, e se tornou uma iniciativa exemplar de estímulo à leitura", afirma. Além disso, prossegue o deputado, "a cidade completou 150 anos e se tornou a Capital Nacional da Litreratura, título concedido por lei de minha autoria sancionada pelo presidente Lula".
Na última semana, Beto Albuquerque já repudiara a decisão do Conselho de Cultura em discurso no plenário da Câmara dos Deputados. Ele qualificou a decisão de "desrespeitosa". Mas também elogiou o esforço dos passo-fundenses para promover o evento, e destacou o apoio do governo federal para a construção dos portais da linguagem, com praças, túneis e monumentos que irão compor a cidade
A 12ª Jornada Nacional da Literatura encerra na próxima sexta-feira (31). São esperados 111 escritores e pesquisadores, mais de 200 artistas e 16.500 leitores durante os cinco dias de evento.