Beto elogia primeiras iniciativas do novo presidente da Câmara
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[ 06/02/2007]
Reunuão de líderes partidários para definir próximas matérias da pauta de votação (Foto: Luiz Cruvinel) |
O líder do governo Beto Albuquerque (PSB/RS) elogiou as primeiras iniciativas do novo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, para acelerar as votações e melhorar a imagem da Casa. Na primeira reunião entre Chinaglia e os líderes partidários, ficou acertado que a oposição receberá parte da relatoria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que haverá sessão deliberativa de segunda a sexta-feira da semana que vem. Segundo Beto, o novo presidente também decidiu endurecer a cobrança em cima dos deputados sobre o comparecimento às sessões deliberativas. A partir de agora só serão aceitar ausências por motivos de saúde ou viagens oficiais devidamente comprovadas. "Pau que nasce torto, nunca se endireita. Essa é a hora de mudar o hábito, a rotina da Câmara. Estou de acordo com o presidente Arlindo", disse o líder.
Ao sair da reunião, Beto admitiu que a edição de medidas provisórias tem que ser discutida entre o legislativo e o executivo. Entretanto, o líder afirmou que a Câmara tem que fazer uma auto-crítica. “Não é apenas o excesso de MPs que torna mais lenta a avaliação e aprovação de projetos”, disse. Ele defendeu, ainda, a realização mais freqüente de reuniões de líderes partidários para avaliar os principais projetos antes de chegarem ao plenário.
O primeiro desafio relativo à presença dos deputados será na semana que vem, que terá sessões deliberativas em todos os dias. A pauta não está definida, mas o PAC começará a ser discutido. No próximo dia 14, segundo anunciou Beto Albuquerque, os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, comparecerão ao Congresso para prestar esclarecimentos sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), especialmente para a base aliada. “Agora vamos iniciar a discussão para entrar nos detalhes do PAC”, disse o líder.