Beto faz homenagem a UCPel em Brasília
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de ImprensaAssessoria de Imprensa, 11/10/2005
Beto faz homenagem a UCPel em Brasília
Os 45 anos da Universidade Católica de Pelotas, comemorados na sexta-feira (7) foram lembrados no Congresso Nacional. O vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS), usou a tribuna do plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, para homenagear a instituição nesta terça-feira. “Saúdo a toda a comunidade acadêmica, o reitor Alencar Mello Proença, a amiga pró-reitora de Graduação, Myriam Siqueira da Cunha, professores, estudantes e funcionários que constroem esta universidade,” disse.
Em seu discurso, Beto resgatou a origem da UCPel, que sempre se colocou a serviço da sociedade por meio de programas comunitários que apontam para para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento da região. “Uma universidade cidadã, preocupada com as questões de seu tempo, guiada pelos valores cristãos, a serviço da pessoa e da sociedade. Assim é a Universidade Católica de Pelotas, que homenageamos neste seu 45º aniversário”, concluiu o deputado.
Veja o discurso na íntegra do deputado Beto Albuquerque na tribuna do plenário da Câmara:
O SR. BETO ALBUQUERQUE (PSB-RS. Pronuncia o seguinte discurso). Senhor Presidente, senhoras e senhores deputados. Venho à tribuna para parabenizar a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) pelos 45 anos de existência comemorados na última sexta-feira, 7 de outubro. Saúdo a toda a comunidade acadêmica, a amiga Pró-reitora de Graduação, Professora Dra. Myriam Siqueira da Cunha e o Reitor Prof. Dr. Alencar Mello Proença.
A UCPel, primeira Instituição de Ensino Superior do interior do Rio Grande do Sul, nasceu do idealismo, da tenacidade e da ousadia de um Bispo Peregrino que, desta cidade, fez sua terra de adoção: Dom Antônio Zattera.
Fruto de iniciativas da Igreja, a Faculdade de Ciências Econômicas (fundada em 1937) e a Faculdade Católica de Filosofia (criada em 1953) representaram o alicerce da UCPEL, sendo-lhes agregados, posteriormente, cursos de ensino superior ligados à Igreja, nas cidades de Rio Grande, Bagé, Jaguarão, São Gabriel e Camaquã.
Instituição de ensino comunitária, filantrópica , confessional e de caráter particular, a Universidade Católica de Pelotas tem como mantenedora a Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC) .
Em seus 40 anos de história, cumprindo com o seu compromisso de investigar, produzir e socializar saberes, a UCPEL cresceu em abrangência e diversidade, oferecendo, hoje, 27 cursos de graduação, 2 cursos seqüenciais, 3 cursos de pós-graduação "stricto sensu" e 11 cursos de pós-graduação "lato sensu".
Além de Pelotas, a UCPEL está presente em outros oito municípios da Região Sul, oferecendo cursos de graduação: Arroio Grande, Camaquã, Canguçu, Jaguarão, Pinheiro Machado, Piratini, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.
Comunitária, em sua origem, a UCPEL sempre se colocou a serviço da sociedade por meio de programas e projetos comunitários que apontam para a promoção da melhoria da qualidade de vida, para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento da Região.
Uma Universidade Cidadã, preocupada com as questões de seu tempo, guiada pelos valores cristãos, a serviço da pessoa e da sociedade. Assim é a Universidade Católica de Pelotas que homenageamos neste seu 45º aniversário. Muito obrigado.