Beto faz parte da Frente Parlamentar da Fruticultura

Feb 16 2006
(0) Comments

Assessoria de ImprensaAssessoria de Imprensa, 16/02/2006 
Beto faz parte da Frente Parlamentar da Fruticultura

O vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB-RS) participa da frente parlamentar em apoio à fruticultura, lançada nesta quinta-feira, em Brasília. Integrante de outras frentes – como do cooperativismo, da Polícia Rodoviária Federal, do cinema e do trânsito seguro, da qual é presidente -, Beto considera importante apoiar os fruticultores. “Esse setor tem enfrentado desafios econômicos, técnicos e científicos para ampliar sua produção e aperfeiçoar seus sistemas. É por isso que estou engajado nesse movimento”, afirma.

Segundo ele, essa base parlamentar será importante instrumento de apoio ao setor, que gera milhares de empregos e contribui para a riqueza do Brasil. Com a entrada de cerca de 40 milhões de toneladas de frutas no mercado por ano, o país é, atualmente, o terceiro maior produtor do mundo. Estima-se que a fruticultura empregue 5 milhões de pessoas. As exportações, nos últimos cinco anos, cresceram na ordem de 27% em frutas frescas; 23% em castanhas e nozes; 18% em polpa, e 13% em sucos, com exceção da laranja.

A receita gerada pelo setor chega a 2 bilhões de dólares ao ano. No Brasil, as frutas são consideradas complementos alimentares, e o consumo per capita é de 45 quilos/ano de frutas frescas, muito inferior ao verificado em países mais desenvolvidos, que chegam a consumir 120 quilos/ano per capita.