Beto garante apoio federal contra a violência infantil

Sep 26 2003
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 26/09/2003
Beto garante apoio federal contra a violência infantil

A seqüência de mortes e desaparecimentos no Rio Grande do Sul levou o vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB) a solicitar ao secretário nacional de segurança Luís Eduardo Soares apoio nas operações policiais.
Durante o encontro, terça-feira, 23/9, Soares destacou o major Júlio César Consul para ir a Passo Fundo, e ofereceu os recursos técnicos da Polícia Federal (PF) para auxiliar na investigação.

Beto relatou ao secretário a crueldade dos casos e disse que a médiaé de 6,6 crianças e adolescentes desaparecidos por dia – no primeiro semestre – no Estado. Não podemos fechar os olhos para essa violação bárbara dos direitos humanos, disse. Segundo dados da Polícia Civil gaúcha, nesse período sumiram de casa 1.201 crianças e adolescentes, dos quais 696 não foram encontrados. Apenas na região norte do Estado, já são 10 crianças, entre nove e 14 anos, de Soledade, Passo Fundo, Erechim e Espumoso.

A Secretaria Nacional de Segurança prepara um plano para atender, na primeira etapa, 60 cidades brasileiras com índices altos de violência. Os municípios terão acesso a um kit de recursos para diagnóstico da violência, formação de guarda municipal, meios para prevenção da criminalidade e aparelhamento. Infelizmente, Passo Fundo não tem guarda municipal
constituída por lei. Isso impediu que incluíssemos a cidade neste programa, afirmou. Apesar disso, Beto solicitou ao secretário a inclusão do município em programas da área de segurança. O Fundo Nacional de Segurança dispõe de R$ 400 milhões para investimentos no setor.