Beto é o novo coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional

Aug 12 2009
(0) Comments

[12/08/2009]

Por aclamação, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) foi eleito na tarde desta quarta-feira (12) coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional. O parlamentar, que já é vice-líder do governo federal na Câmara e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, ficará no cargo por seis meses. Ao receber o cargo do deputado Vieira da Cunha (PDT), Albuquerque afirmou que manterá a mesma dinâmica de trabalho, mas propôs uma ação mais intensa, principalmente no Rio Grande do Sul. Albuquerque pretende realizar reuniões e audiências públicas da bancada federal em Porto Alegre na primeira e na terceira segunda-feira de cada mês, na Assembléia Legislativa.

“Vamos representar os interesses da bancada junto ao governo, defender firmemente todos os interesses do RS e de segmentos empreendedores ou trabalhistas, além de exigir que as emendas coletivas da bancada e também as individuais sejam liberadas para que recursos da União sejam direcionados aos municípios, aos hospitais e outras instituições de interesse público”, disse.

O novo coordenador sugeriu que a bancada gaúcha visite com mais frequência as obras realizadas no Estado que tiveram ação direta dos deputados federais e dos senadores gaúchos. Uma delas é o Ceitec – Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec) –, no qual 60% dos recursos foram alocados pela bancada. “O Ceitec é a porta de entrada da tecnologia em nosso País e por isso precisamos estar presentes lá”, afirmou Albuquerque.

Entre os locais que o novo coordenador destacou como necessários para a visita dos parlamentares gaúchos estão ainda a BR 392, a BR 101 Norte (Bojuru-São José do Norte), a duplicação da BR 101 (Osório-Santa Catarina), Trensurb, molhes de Rio Grande e a BR158 (Rosário do Sul e Santa Maria). “Esta rodovia, por exemplo, teve 100% de sua realização concretizada graças ao nosso trabalho”, lembrou. Para Albuquerque, é justo que os parlamentares sejam reconhecidos pelas ações desenvolvidas coletivamente nas quais uniram esforços pelo Rio Grande do Sul.

Também o Orçamento foi destacado pelo deputado do PSB como um dos principais focos para este segundo semestre. Albuquerque propôs ainda a criação de um blog da bancada gaúcha e de boletins informativos a cada 10 dias para prestação de contas e para servir como elo entre os parlamentares e os mais diversos segmentos do Rio Grande do Sul parceiros da bancada. Dentro da linha proposta pelo coordenador da bancada, o deputado Afonso Hahn (PP) complementou: “Nossa presença física a força política que temos”.    

Albuquerque assume a coordenação da bancada gaúcha num trabalho compartilhado com Germano Bonow (DEM), que por acordo assumiria o cargo no último trimestre do ano. Para evitar a descontinuidade do trabalho, ambos trabalharão juntos até o final do ano.