Beto participa de homenagem aos 16 anos da Uergs
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in: 15-17, Geral, Notícias
- Tags
Um dos idealizadores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), o presidente estadual do PSB, Beto Albuquerque, participou na tarde desta quinta-feira (13) do Grande Expediente da Assembleia Legislativa, proposto pelo deputado estadual Catarina Paladini (PSB), para homenagear os 16 anos da instituição. Da tribuna, Catarina registrou o início da construção do projeto pela subcomissão da Assembleia que avaliou a viabilidade de criação e implantação da Uergs e o empenho dos socialistas para que a universidade virasse realidade. “É uma grande satisfação homenagear, neste Grande Expediente, os 16 anos da Universidade Estadual do RS. A sua origem tem, na base, o Partido Socialista Brasileiro, com o nosso líder Beto Albuquerque que, em 1986, já lutava pela criação da Universidade Estadual, quando era presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Passo Fundo. Em 2001, viu sua luta de décadas se concretizar com a sanção da Lei 11.646, pelo então governador do Estado Olívio Dutra, que institui a Universidade Estadual do Rio Grande do Sulai”, destacou.
Em 2011, no seu primeiro mandato, Catarina Paladini presidiu comissão especial que acompanhou a situação da universidade nas sete regiões onde está sediada. “Tenho um carinho todo particular por esta nossa Universidade, de todos os Gaúchos. Procuro acompanhar, de perto, suas ações com objetivo de consolidar o ensino de qualidade nas regiões do Estado onde as demais instituições de ensino não chegam.”
A unidade de ensino, que ocupa o terceiro melhor conceito em graduação das universidades gaúchas, surgiu para promover o desenvolvimento regional sustentável através de cursos diferenciados aos oferecidos pelas demais instituições de ensino superior.
A Uergs tem registrados cinco mil alunos, um crescimento de 100% nos últimos cinco anos. “Cumprindo papel idêntico ao de grandes instituições de ensino do Brasil que oferecem cursos adequados às necessidades regionais”, frisou Paladini. “Isso significa que a matriz econômico-produtiva vai sendo qualificada e o Estado ganhará em resultados econômicosai”. Destacou, ainda, o seu papel social e institucional. Possui 24 unidades com cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Vida e do Meio Ambiente, e Ciências Exatas e Engenharias.
Para Beto Albuquerque, a Universidade é um instrumento de capacitação, visando ao desenvolvimento do Estado, na medida em que proporciona a formação de cientistas, pesquisadores, mestres e doutores. “Em 2001, comemorei com o povo gaúcho a criação da Uergs. Ela foi criada por decisão popular de milhares de gaúchos com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino público conforme as vocações produtivas de cada região”, reiterou Beto ao parabenizar o deputado Catarina pela justa homenagem à instituição.