Beto visita obras do Ceitec na Capital

Nov 03 2005
(0) Comments

Assessoria de ImprensaAssessoria de Imprensa, 03/11/2005
Beto visita obras do Ceitec na Capital

O vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB) visitou na última terça-feira, em Porto Alegre, as obras do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Com investimento previsto pelo governo federal de R$ 148 milhões, além dos R$ 3 milhões em equipamentos fornecidos pela Motorola, o Ceitec será o primeiro centro de formação de recursos humanos e produção de chips da América Latina.

O vice-líder esteve acompanhado de Marcelo Lopes, secretário nacional de Política de Informática, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e do diretor-presidente do Ceitec, Sérgio Dias. Além de vistoriar as obras, trataram do processo de aquisição do software para a fabricação dos circuitos integrados produzidos pelo Centro. Segundo Beto, a decisão é fundamental para o futuro do Ceitec. “Para se ter uma idéia, há apenas três empresas no mundo que trabalham com programas desse tipo.”

O deputado considera o Ceitec um projeto estratégico não apenas para a Capital, mas para todo o Estado. "O Rio Grande se tornará referência na prototipagem no continente, o que criará oportunidades de emprego e geração de divisas", afirma.

Desde fevereiro, uma equipe de 19 engenheiros eletrônicos, vários com experiência internacional, trabalha em salas cedidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), na elaboração do projeto do circuito integrado.

Segundo Beto, que participou da reunião, o terreno na Lomba do Pinheiro está preparado para o começo das obras de fundação dos prédios do centro de design e da sala limpa. O vice-líder afirma que outro passo importante será a qualificação do Ceitec como organização social. O processo tramita no Ministério do Planejamento e deve ser aprovado pela Casa Civil. “Isso facilitará o repasse de recursos públicos orçamentários e deverá acelerar o projeto do Ceitec”, afirma. Participou da visita às obras a líder do PSB na Câmara, Maristela Maffei.