BNDES analisa o PRA e informa que não vai comer prato feito pelo banco Fator
Aug
19 2003
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 19/08/2003
BNDES analisa o PRA e informa que não vai comer prato feito pelo banco Fator
O projeto dos trabalhadores da Varig alternativo à fusão já está sendo analisado por técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Representantes dos trabalhadores estiveram quarta-feira na sede do BNDES, em Brasília, onde foram recebidos pelo presidente do banco, Carlos Lessa; o vice-presidente, Darc Costa; e o superintendente de Infra-estrutura, João Carlos Cavalcanti.
O plano que conta com o apoio dos funcionários é, no momento, o único em processo de análise pelos especialistas do BNDES. Divididos em dois grupos, os técnicos estudam separadamente o marco regulatório – o conjunto de regras que irão disciplinar a competição no setor aéreo – e o PRA. Até o momento, o projeto do banco Fator para a fusão sequer foi encaminhado ao banco.
Segundo o vice-presidente do BNDES, Darc Costa, é o BNDES que vai determinar o tipo de negócio que será desenvolvido. Ele deixou claro no encontro com os representantes dos trabalhadores da Varig que a instituição não trabalha sob pressão.
Ficou claro que a proposta do Fator também será analisada, caso seja efetivamente encaminhada o banco de fomento. Até o momento, entretanto, não há garantias de que suas premissas ou conceitos serão utilizados para tirar a Varig da difícil situação em que se encontra.
Darc Costa lembrou que a principal missão do BNDES é a de promover e sustentar o crescimento econômico e, conseqüentemente, colaborar para a geração e manutenção de empregos.
– Tenham tranqüilidade. Se existe uma moeda de valor para o BNDES, essa moeda é o emprego. Seremos sempre geradores de emprego, não de desemprego – disse Costa aos representantes dos trabalhadores.
O presidente do BNDES, Carlos Lessa, esteve presente também à Comissão de Infra-estrutura da Câmara dos Deputados, que debate, entre outros temas, de que forma deverá ser encaminhado o processo de recuperação e viabilização do setor aéreo nacional. Lessa disse que muito do que se tem falado até agora a respeito da fusão é pura especulação. Ele deixou claro que o banco estará sempre aberto a propostas que visam à recuperação da Varig, mas jamais abrirá mão de estar à frente do processo.
Participaram da reunião com o comando do BNDES o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS); o professor e economista Paulo Rabello de Castro; o assessor parlamentar da APVAR em Brasília, Oswaldo Freire; e o vice-presidente da APVAR Márcio Marsillac.