Campanha nacional divulga orientações para trânsito seguro
Oct
23 2007
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[23/10/2007]
Evento acontece na próxima segunda-feira (29) no Plenarinho da Assembléia Legislativa
Na próxima segunda-feira (29), a Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, da Câmara dos Deputados, e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançarão em Porto Alegre uma campanha para difundir no Estado a cartilha Os Dez Mandamentos do Trânsito Seguro. O evento será no Plenarinho da Assembléia Legislativa, às 10h. A cartilha é resultado de uma parceria selada entre a Frente e a CNBB, com o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Até o final de novembro, serão distribuídas em todo o país 10 milhões de cartilhas com dicas de segurança e regras básicas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, inspiradas nas orientações criadas pelo Vaticano. A cada dia, 100 pessoas morrem no trânsito no país. A cada ano, são 35 mil mortos. “Combater essa guerra é um desafio para governos, legislativos e sociedade. Não podemos aceitá-la como algo natural”, afirmou Beto, que na última segunda-feira à noite esteve reunido com o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings.
Nas estatísticas de violência no trânsito, dois dados impressionam: a metade das vítimas são jovens e 60% dos acidentes envolvem embriaguez. Apesar do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nos últimos três anos, as lesões e mortes no trânsito cresceram 9%. De acordo com dados recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil tem prejuízos de R$ 22 bilhões com os acidentes de trânsito.
Albuquerque afirma que a parceria com a CNBB será fundamental para levar a mais pessoas a consciência sobre a segurança no trânsito. “A mudança de atitude é determinante para diminuir as mortes e lesões no trânsito.” Dom Dadeus disse que a violência no trânsito é uma guerra e para combatê-la é preciso o envolvimento de toda a sociedade. A CNBB utilizará sua rede de rádios e TVs para reproduzir as idéias de educação e responsabilidade para o trânsito.