Comissão especial trata do setor aéreo no plenário da Câmara
Sep
01 2003
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 01/09/2003
Comissão especial trata do setor aéreo no plenário da Câmara
A crise do espaço aéreo comercial no país será pauta de uma comissão geral nesta terça-feira, no plenário da Câmara dos Deputados. A partir das 10h, os deputados vão discutir a situação do setor e, em especial, a possibilidade de fusão entre as companhias Varig e TAM. A sessão, que será aberta pelo presidente João Paulo, terá a presença do vice-presidente do BNDES, Darc Costa, e de representantes dos trabalhadores e das empresas.
Segundo o coordenador do grupo de trabalho do setor aéreo Beto Albuquerque (PSB), a fusão do Banco Fator é inaceitável porque conduz ao monopólio com a concentração de 67% das linhas domésticas e 99% das rotas internacionais nas mãos de apenas uma empresa. Dentro do governo, Beto defende um modelo que assegure liberdade de concorrência, manutenção de empregos e qualidade nos serviços. Não vamos comer prato feito pelo banco Fator, reafirma.
Beto afirma que boa parte da crise da Varig se deve à má governança à frente da Fundação Ruben Berta. Por muito tempo, os interesses da corporação estiveram em segundo plano, critica. Segundo o parlamentar, no entanto, é evidente que a crise não se limita a uma empresa, mas atinge todo o setor de transporte aéreo brasileiro e mesmo internacional. Por isso, é preciso definir um marco que regule todo o setor, proporcionando um ambiente saudável para as empresas.