Crianças e adolescentes têm nova casa de acolhimento em Porto Alegre

Dec 11 2017
(0) Comments
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Divulgação

Um novo espaço de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social foi entregue em Porto Alegre, nesta sexta-feira (8). A Fundação de Proteção Especial (FPE) inaugurou o Abrigo Residencial 40, pertencente ao Núcleo de Abrigos Residenciais Menino Deus, que atenderá a 13 acolhidos, entre oito meses e 17 anos.

O vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque, participou do ato, ao lado do governador José Ivo Sartori, da secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, do presidente José Luís Barbosa Gonçalves (PSB) e do prefeito de Cachoeirinha e ex-secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier.

O Abrigo Residencial 40 será administrado pela FPE, tendo a socialista Claudete Machado como diretora, os espaço atende às orientações técnicas e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A casa de alvenaria, com aproximadamente 325m², possui três dormitórios, com uma suíte, dois banheiros, sala de estar e cozinha. O local tem ainda um prédio anexo com sala de convivência, lavanderia, banheiro e dispensa. Um amplo pátio na frente da casa e uma área coberta com churrasqueira nos fundos também fazem parte da estrutura.

O investimento foi na ordem de R$ 30.440,00, para compra de móveis e equipamentos, oriundos de recursos do Tesouro do Estado, do Ampara/RS, doação da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), e de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo José Luís Barbosa Gonçalves, a entrega da casa faz parte de uma relação de parcerias e voluntariado. “Além desta casa ser nova ela é tratada como uma casa modelo, uma referência. As crianças que chegarem aqui se sentirão verdadeiramente acolhidas. É uma qualidade que não fazia parte do cotidiano delas, mas é uma garantia de direito que nós, como Estado, que protegemos e temporariamente acolhemos estas crianças, temos o dever de dar”, afirmou.

Além das aquisições de móveis e equipamentos, a Fundação contou com a doação de um veículo Honda Civic à Fundação, para ser usado no transporte das crianças e adolescentes da nova casa, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), além de diversos materiais de cama, mesa e banho, brinquedos, utensílios de cozinha, entre outros.

Related Posts