Deputado Beto apóia redução de carga horária de enfermeiros

Mar 26 2009
(0) Comments

[25/3/2009]

A manifestação de centenas de profissionais de enfermagem na Câmara dos Deputados pela redução da jornada de trabalho da categoria, nesta quarta-feira (25), recebeu apoio dos parlamentares. Líder do governo Lula, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) disse conhecer bem a realidade e a importância destes profissionais para a saúde pública brasileira.

O parlamentar relatou que em razão da recente doença do filho Pietro, que morreu em fevereiro deste ano vitima de leucemia mielóide, conheceu de perto a realidade do trabalho árduo dos enfermeiros. “Vocês são profissionais exigidos diuturnamente e que, portanto, merecem ter uma jornada compatível. O enfermeiro jamais pode errar em seu ofício e por isso precisam ter um período de descanso compatível com o trabalho que exercem”, afirmou o deputado.

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), que apoiou a reivindicação dos enfermeiros, pediu o apoio de profissionais de enfermagem, que participaram de ato na Câmara por redução da jornada de trabalho, contra as críticas genéricas feitas ao Congresso. Temer afirmou, no evento realizado no auditório Nereu Ramos, que as críticas ao Legislativo devem ser feitas aos parlamentares ou partidos e não à instituição.

Os profissionais (enfermeiros, técnicos, auxiliares, atendentes de enfermagem e parteiras) querem a aprovação do Projeto de Lei 1891/07, de autoria do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que estabelece carga horária semanal de 30 horas para esses trabalhadores. Os profissionais de enfermagem somam 1,4 milhão no País. A proposta tramita apensada ao Projeto de Lei 2295/00, já aprovado pelo Senado.

No ato, o presidente do Conselho Federal de enfermagem, Manoel Neri, explicou que a profissão é muito estressante e há jornadas de trabalho noturnas. Neri ainda lembrou que a jornada de médicos é menor do que a de enfermeiros – atualmente de 40 horas no serviço público e de 44 horas na iniciativa privada.