Duas emendas de Beto A� LDO 2011 sA?o aprovadas pela CA?mara
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O Projeto de Lei de Diretrizes OrA�amentA?rias (LDO) de 2011 foi aprovado na quinta-feira (08) pelo Congresso Nacional com duas emendas propostas pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS).
A primeira delas prevA? a obra de construA�A?o da nova ponte sobre o Rio GuaA�ba, no Rio Grande do Sul, na BR 116, como alternativa A� Travessia GetA?lio Vargas. Em sua justificativa, o deputado Beto Albuquerque afirma que a proposta A� de uma obra que jA? consta no Plano de AceleraA�A?o do Crescimento (PAC), como uma das obras prioritA?rias do governo federal.
Inaugurada em 1958, a ponte se transformou num dos principais gargalos do Estado, por onde o fluxo de veA�culos aumentou ano a ano. Os motivos foram o aumento do fluxo de carros nas BRs 116 e 290, de navios pelas A?guas do GuaA�ba e, ainda, a ampliaA�A?o da Refinaria Alberto Pasqualini. a�?Isso tudo era previsA�vel. Mas agora tem ainda o agravante do PA?lo Naval de Rio Grande, que amplia ainda mais o uso da ponte, que jA? tem 52 anos de vidaa�?, explica o parlamentar.
A segunda emenda A� LDO de Albuquerque aprovada prevA? a ampliaA�A?o da Ferrovia Norte-Sul com a construA�A?o da segunda etapa (trecho EF-151) ligando as cidades de Panorama (SP) a Rio Grande (RS).
Na justificativa da emenda, Albuquerque lembra que atualmente a Ferrovia Norte-Sul apresenta 2.760 quilA?metros de extensA?o, tendo inA�cio na cidade de BelA�m, capital do ParA?, passando pelos Estados do MaranhA?o, Tocantins, GoiA?s, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e SA?o Paulo. Nos termos da Lei nA? 11.772, de 17 de setembro de 2008, EF-151 tornou-se uma linha ferroviA?ria que possibilita a integraA�A?o de diversos trechos existentes e projetados em bitola larga, representando uma nova logA�stica do setor ferroviA?rio nacional. AlA�m disso, existem boas perspectivas para o andamento das obras, especialmente em decorrA?ncia do Programa de AceleraA�A?o do Crescimento – PAC.
O prolongamento da ferrovia em questA?o possibilitarA? a construA�A?o de um grande eixo ferroviA?rio que cruza o PaA�s de norte a sul. a�?A falta de uma ferrovia interligando o Porto de Rio Grande A� rede nacional mantA�m o Rio Grande do Sul isolado do resto do PaA�s por essa modalidade de transportes e acarreta prejuA�zos de vulto ao escoamento da produA�A?oa�?, argumenta.
Autor destas duas emendas, o deputado Beto Albuquerque lembra que sem essa previsA?o nA?o hA? recursos do OrA�amento.
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