Duplicação da BR/386 inicia no próximo ano
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[28/07/2008]
O vice-líder do governo, deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) se reuniu na sexta-feira (25), em Porto Alegre, com o superintendente do DNIT, Marcos Ledermann, e com uma comitiva do Vale do Taquari, para tratar da duplicação da BR/386, trecho entre Estrela e Tabaí. O encontro aconteceu na sede do DNIT e contou com a presença do presidente da comissão Pró-Duplicação, o reitor da Univates, Ney Lazzari, do secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Carlos Alberto Martini e do presidente da Câmara de Indústria e Comércio da região (CIC), Oreno Ardêmio Heineck. Na ocasião, a comitiva obteve de Albuquerque e de Ledermann a confirmação de que o cronograma para duplicação segue dentro dos prazos. “A obra está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, por isso, conta com recursos”, afirmou o vice-líder.
A obra de duplicação dos 33 Km da BR/386, segundo Marcos Ledermann não vai se resumir ao alargamento da pista, como ocorreu no trecho entre Tabaí e Canoas. "Trata-se da construção de outra estrada ao lado da existente, com um espaço entre as vias de 1,5 a dois metros. Ou seja, será realmente uma duplicação."
Com o cronograma seguido à risca, a duplicação deve ser licitada no primeiro semestre de 2009 e iniciada no final do próximo ano, sendo concluída em 2011. No encontro, Lazzari questionou a possibilidade da reforma tributária interferir no cumprimento desse prazo, caso a seja aprovada a extinção da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide), um dos impostos que financiam o PAC.
No entanto, de acordo com Beto Albuquerque, que integra a comissão de Infra-Estrutura da Câmara Federal, já existe uma proposta para a criação de um imposto que, em caso de reforma tributária, garantiria a verba para as obras do PAC. "A nossa tarefa agora, no congresso, é assegurar a duplicação no Programa de Aceleração do Crescimento para que ela seja iniciada no ano que vem, sem problemas", disse.