Empresa de Erechim tem apoio federal para projetos inovadores

Nov 22 2004
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 22/11/2004
Empresa de Erechim tem apoio federal para projetos inovadores

A Rede Brasil de Tecnologia (RBT), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), irá destinar R$ 120 mil para estimular projeto de fabricação de máquinas descascadoras da empresa Intecnial Ltda., de Erechim. Com atuação em 12 Estados brasileiros, a RBT já financiou projetos nas áreas metal-mecânica, elétrica e de automação, num total investido de R$ 30 milhões, em pouco mais de um ano. A Intecnial também tem projetos nas áreas de petróleo e gás, que contará com o apoio da Rede.

O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque, foi o idealizador da Rede no país. Inspirado na experiência realizada no Rio Grande do Sul, durante governo da Frente Popular, Beto sugeriu a idéia ao MCT, que a implantou no primeiro semestre de 2003. A RBT tem cumprido seu papel de incentivar projetos promissores de empresas brasileiras, permitindo a substituição de importações e, com isso, um saldo positivo na balança comercial e ampliação da base tecnológica nacional, afirma.

Segundo Beto, a RBT atua em parceria com universidades, centros de pesquisa e empresas para gerar tecnologia nacional. No Brasil, a percepção de que inovação tecnológica gera valor econômico ainda é muito restrita, tanto que 2/3 dos investimentos em P&D no país são públicos, afirma.

O coordenador da Rede, Marcelo Lopes, afirma que para mudar essa realidade, a RBT trabalha questões como o equacionamento de soluções para financiamento, leis que afetam as cadeias produtivas, incremento da capacidade de promoção comercial do país e articulação direta com as empresas líderes em cada cadeia produtiva. O país vive um novo momento econômico, com crescimento de emprego e expansão da produção industrial. A Rede tem o papel de ampliar a base tecnológica nacional para acompanhar esse avanço, afirma Beto.