Estado recebe centros de assistência social do Fome Zer

Dec 08 2006
(0) Comments

Assessoria de Imprensa, 08/12/2006
Estado recebe centros de assistência social do Fome Zero

Trinta e duas cidades do Rio Grande do Sul foram selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para receber os centros de referência da assistência social (Cras). Em todo o país, serão construídas 1004 novas unidades, segundo informação do vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS). O investimento total previsto já para o próximo ano é de R$ 53 milhões.

Segundo Beto, os centros de referência fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em fase de implantação pelo MDS, e compõem uma extensa rede de proteção social criada no país. Atualmente, funcionam 2.224 Cras em 1.621 municípios brasileiros. “Ampliar esta rede é uma prioridade para o governo federal em 2007, com o objetivo de fortalecer os laços sociais e estimular a inclusão de pessoas em vulnerabilidade social nas políticas públicas e no mercado de trabalho”, afirma o vice-líder.

O Cras, também conhecido como Casa das Famílias, é uma unidade pública montada para prestar serviços de assistência social em regiões de maior concentração de pobreza. Em cada centro, atuam dois psicólogos e dois assistentes sociais, além de pessoal de apoio. Os Cras também oferecem cursos profissionalizantes, com ênfase no trabalho familiar. “O objetivo é superar, por exemplo, problemas ligados ao alcoolismo e à violência familiar”, explica Beto. Com a construção das novas unidades, cerca de 50% das cidades brasileiras estarão beneficiadas pela rede de proteção social.