Estado terá curso gratuito para técnico em enfermagem

Oct 23 2003
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 23/10/2003
Estado terá curso gratuito para técnico em enfermagem

Está em fase final no Ministério da Saúde um processo de credenciamento que permitirá ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizar curso para técnico em enfermagem no Rio Grande do Sul. O curso será gratuito e faz parte do Projeto de Qualificação Profissional dos Trabalhadores em Enfermagem (Profae). Apenas na região de Passo Fundo, a estimativa é de que 6 mil pessoas, com formação de auxiliar de enfermagem, aguardam a possibilidade de fazer o curso.
A informação é do vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB), que esteve reunido nesta quarta-feira com a gerente geral do Profae, Leila Gottems, em Brasília. O encontro teve a participação do vereador Marcos Cittolin (PSB) e da coordenadora técnica do Profae na Região Sul, Euzi Rodrigues.
Segundo Beto, o novo curso é fundamental para garantir a formação necessária para que milhares de profissionais permaneçam na área de enfermagem. Atualmente, os auxiliares correm o risco de perder o registro profissional se dentro de cinco anos não se tornarem técnicos, explica.
Conforme Marcos Cittolin, o Profae financia cursos gratuitos por meio de convênios com instituições com atuação nos Estados. O programa é mantido com recursos do orçamento do Ministério da Saúde (45%) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (55%).