Exército analisa instalação de unidade em Passo Fundo

May 18 2006
(0) Comments

Assessoria de ImprensaAssessoria de Imprensa, 18/05/2005
Exército analisa instalação de unidade em Passo Fundo

O prefeito de Passo Fundo Airton Dipp e o vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB), estiveram nesta quarta-feira em audiências com ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o comandante do Exército, general Francisco de Albuquerque, em Brasília.

No encontro com Thomaz Bastos, trataram da inclusão de Passo Fundo no plano de expansão do sistema carcerário brasileiro. “O ministro confirmou que a cidade será contemplada com a construção de uma nova casa de detenção”, afirmam Beto e Dipp. O custo da obra do novo presídio é de R$ 9,4 milhões – R$ 7,5 milhões do governo federal e o restante de contrapartida do governo estadual. A população prisional no município chegou a 500 pessoas, embora a capacidade seja de apenas 226. O projeto novo prevê 500 vagas, numa área de sete hectares de propriedade da Brigada Militar.

Exército – O vice-líder, o prefeito e o vereador Luiz Miguel, representante da Câmara de Vereadores, entregaram ao comandante do Exército o resultado do trabalho de uma comissão criada para analisar a proposta de instalação de uma unidade militar na cidade. “Dissemos ao comandante que Passo Fundo está disposta a contribuir com o Exército para a instalação de uma unidade. O município é um pólo importante para o desenvolvimento do Estado, um ponto estratégico de ligação com São Paulo e os países do Mercosul”, justificaram a Albuquerque. O comandante determinou análise técnica do assunto.

Educação – A agenda do prefeito Dipp, acompanhado do secretário de Educação, Alcides Guareschi, incluiu também reuniões com técnicos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação. Buscaram recursos para a construção e recuperação de escolas em vários bairros de Passo Fundo e também para a execução do programa Brasil Alfabetizado. “Uma das prioridades do nosso governo é erradicar o analfabetismo. Alfabetizamos mil pessoas, e continuaremos avançando”, afirma o prefeito.