Ferrovia Norte-Sul A� debatida em seminA?rio na Assembleia Legislativa

Aug 26 2011
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Transporte ferroviA?rio A� essencial para a estratA�gia de desenvolvimento do RS, afirmou secretA?rio. Foto: Fabiana CalA�ada

Representando o governador Tarso Genro, o secretA?rio de Infraestrutura e LogA�stica, Beto Albuquerque participou na manhA? desta sexta-feira (26), do seminA?rio Desenvolvimento e Ferrovias na RegiA?o Sul a�� DiagnA?stico e EstratA�gias das Ferrovias no Sul do PaA�s, realizado no plenA?rio da Assembleia Legislativa (ALRS). O debate teve a promoA�A?o da ALRS e CA?mara dos Deputados, com participaA�A?o das frentes nacional e gaA?cha de apoio A� criaA�A?o da empresa estatal Ferrosul.

Na abertura do seminA?rio, Beto Albuquerque ressaltou o momento histA?rico, quando pela primeira vez as unidades federativas da regiA?o Sul unem esforA�os em prol do desenvolvimento regional e em sintonia com o governo federal. a�?Representantes dos estados do Codesul foram atA� a presidenta Dilma para firmar este pacto, que transformou-se em realidade pela concordA?ncia do governo federal em construir a segunda etapa da ferrovia Norte- Sul, ligando Panorama (SP) ao porto de Rio Grandea�?, disse.

O secretA?rio tambA�m explicou que o conceito da ferrovia, com percurso desde o ParA? atA� o Rio Grande do Sul, A� de uma linha troncal sobre a qual sA?o projetados ramais regionais. “Uma ferrovia nA?o pode andar em ziguezague nem ficar fazendo muitas curvas para nA?o perder competitividade”, explicou. Beto destacou ainda que no Rio Grande do Sul, por exemplo, serA? inevitA?vel um ramal que ligue a Serra ao tronco central.

Ao encerrar, o secretA?rio reafirmou o compromisso dos estados do Codesul em realizar esforA�os conjuntos de apoio A� proposta federal onde a Valec (empresa pA?blica vinculada ao MinistA�rio dos Transportes) torna-se a responsA?vel pela realizaA�A?o dos estudos de viabilidade tA�cnica, econA?mica e ambiental para efetivaA�A?o da segunda etapa da Ferrovia Norte-Sul.A� a�?Trabalhamos com a ideia de que a ferrovia serA? importantA�ssima para nossa retomada de desenvolvimento. Com essa estrutura multimodal que queremos criar, unindo ferrovias, rodovias, transporte aA�reo e fluvial, vamos estruturar a mobilidade que garantirA? nosso crescimentoa�?, analisou o secretA?rio.

JA? o presidente da Al, deputado AdA?o Villaverde destacou a importA?ncia da mobilizaA�A?o dos gaA?chos. a�?Este A� um tema muito importante para o nosso desenvolvimento e um debate estratA�gico, pois sA? alcanA�aremos o Estado e o paA�s que queremos se resolvermos os problemas de infraestrutura e logA�sticaa�?, afirmou.

Ao final do seminA?rio foram elencados pontos para elaboraA�A?o de um documento (Carta de Porto Alegre), com pontos acordados entre os participantes, e que serA? levada ao encontro nacional a ser realizado no final do ano. Entre as propostas, o fortalecimento da malha ferroviA?ria e inclusA?o das ferrovias na agenda polA�tica do PaA�s, considerar a ferrovia Sul-Norte como o tronco central das ferrovias na RegiA?o Sul, e garantir verbas no Plano Plurianual para projetos ferroviA?rios nos trA?s estados do Sul.
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