Frente Parlamentar do Trânsito recebe apoio da CNBB para reduzir violência
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[11/07/2007]
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai reforçar a atuação da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, da Câmara dos Deputados, em campanhas para reduzir o número de lesões e mortes nas ruas e estradas do país. A decisão foi tomada hoje (11/7) de manhã numa reunião do secretário-geral da entidade, dom Dimas Lara Barbosa, com o presidente da Frente, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), e coordenadores de diversos Estados.
A cada ano, os acidentes matam 30 mil pessoas e ferem 320 mil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Os prejuízos ao país chegam a US$ 22 bilhões.
Dom Dimas Barbosa disse que a Igreja já trabalha sob os dez mandamentos para o trânsito, criados mês passado pelo Vaticano. A CNBB utilizará uma rede de rádios e TVs católicas para reproduzir as idéias de educação e responsabilidade para o trânsito, defendidas pelos parlamentares.
A primeira ação conjunta da entidade e da frente parlamentar, com a participação de entidades governamentais, ongs, empresas públicas e privadas, será em setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito. Entre as iniciativas previstas, um material com dicas de segurança e regras básicas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres será distribuído em todo o país.
Segundo Albuquerque, a parceria com a CNBB será fundamental para levar a mais pessoas a consciência sobre a segurança no trânsito. “A mudança de atitude é determinante para diminuir a violência e poupar milhares de vidas”, afirma.
Participaram do encontro as deputadas Lídice da Mata (PSB-BA) e Janete Capiberibe (PSB-AP), e os deputados Givaldo Carimbão (PSB-AL), José Afonso Hamm (PP-RS), Hugo Leal (PSC-RJ), Mauro Nazif (PSB-RO) e Dagoberto Nogueira Filho (PDT-MS). Reinstalada na última semana, a Frente é formada por 210 parlamentares.