Governo do Estado vai investir R$ 6,6 milhA�es em dragagem de hidrovias
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O Governo do Estado vai investir mais de R$ 6 milhA�es na dragagem da principal hidrovia gaA?cha, que liga Porto Alegre a Rio Grande. O investimento foi confirmado nessa sexta-feira (10), por meio de publicaA�A?o no DiA?rio Oficial. O superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, destacou queA�a dragagem dasA�hiroviasA�A� uma das prioridades da gestA?o do secretA?rio de Infraestrutura e LogA�stica, Beto Albuquerque. Com os recursos serA? possA�vel gabaritar o canal da Feitoria, deixando o trecho em plenas condiA�A�es de navegabilidade para que navios com grande porte, que chegam via Porto de Rio Grande, naveguem com mais seguranA�a.
Vanderlan explicou que com o recurso de R$ 6.467.000,00, haverA? uma recuperaA�A?o especialmente do trecho mais crA�tico do canal, que fica em SA?o LourenA�o, na Lagoa dos Patos. “O canal foi praticamente todo assoreado apA?s a enxurrada que aconteceu na cidade, no mA?s de marA�o, colocando em risco a navegaA�A?o. Se nA?o fosse a capacidade dos prA?ticos que atuam junto A� lagoa, que faziam manobras arriscadas para colocar os navios nos pontos navegA?veis, certamente estarA�amos sem nvegaA�A?o naquele ponto”, disse.
Mesmo assim, o superintendente foi notificado por duas vezes, pela Praticagem da Lagoa dos Patos, devido a falta de condiA�A�es e seguranA�a que o canal jA? apresentava. “Corremos sA�rios riscos de termos a nossa hidrovia interditada em razA?o dessa falta de intervenA�A?o. A ultima manutenA�A?o intensiva, aconteceu hA? dez anos, ainda no governo OlA�vio, quando foi feita uma dragagem que gabaritou os canais”, disse.
Para o diretor, a maior preocupaA�A?o A� com a manutenA�A?o da economia do Estado, se a interdiA�A?o acontecesse. “A� por esta hidrovia que chega um terA�o dos recursos do Caixa Unico do Estado, por meio do gA?s GLP, que abastece toda a regiA?o Metropolitana, matA�ria prima para o polo petroquA�mico e ainda os insumos utilizados na produA�A?o agrA�cola gaA?cha, como fertilizantes e outros quA�micos”, disse.
“HA? um grande esforA�o do Governo do Estado em mudar este quadro e investir fortemente na hidrovia. O transporte por navios, proporciona uma economia que se reflete na mesa do consumidor, alA�m de uma reduA�A?o drA?stica no nA?mero de caminhA�es nas estradas.”
NA?meros
Segundo estudos da AgA?ncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), um navis, com capacidade para 12 mil toneladas, tira das estradas pelo menos 300 a 400 caminhA�es. “Diariamente temos 2,5 mil caminhA�es circulando entre Porto Alegre e Rio Grande. Se houvesse maior aproveitamento da hidrovia, via navegaA�A?o para transporte de cargas, terA�amos muito mais seguranA�a nas estradas, uma diminuiA�A?o drA?stica nos custos com manutenA�A?o asfA?ltica, bem como uma diminuiA�A?o nos preA�os pagos por produtos”, avalia.
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