Governo Lula incluirá 42 milhões de trabalhadores no sistema previdenciário

Jul 17 2003
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 17/07/2003
Governo Lula incluirá 42 milhões de trabalhadores no sistema previdenciário
O governo prepara a criação de um regime geral para incluir no sistema previdenciário os 42 milhões de brasileiros que não contribuem para o INSS.
A informação foi anunciada na quarta-feira, 16/7, durante reunião na casa do presidente da Câmara, João Paulo Cunha, da qual participou o deputado Beto Albuquerque (PSB), vice-líder do governo na Câmara.
Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá encaminhar ao Congresso projeto de lei estabelecendo um regime de caráter social. Mais do que garantir o futuro do sistema previdenciário, o nosso governo considera essencial incluir as milhões de pessoas que hoje não têm qualquer perspectiva de aposentadoria, afirma Beto.
Conforme Beto, a nova proposta prevê que os trabalhadores de baixo poder aquisitivo contribuam com 8% do salário mínimo e com isso tenham o direito à aposentadoria, pensão, seguro-saúde, seguro-invalidez, salário-maternidade e outros benefícios. Atualmente, o profissional autônomo paga 20% de contribuição.
Dos 42 milhões de excluídos do sistema previdenciário, cerca de sete milhões são empregados informais, oito milhões autônomos, um milhão microempresários e 1,7 milhão empregados domésticos.