Italac Alimentos anuncia instalação em Passo Fundo

May 22 2007
(0) Comments

[22/05/2007]

A empresa Goiás Minas Indústrias de Laticínios (Italac) oficializou ontem (21) sua instalação no Rio Grande do Sul, durante assinatura de protocolo de intenções entre a empresa e o governo do estado. Segundo o vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB/RS), presente no ato ocorrido no Palácio Piratini, a fábrica que terá sede em Passo Fundo, promoverá, em um primeiro momento, 200 empregos diretos e cerca de mil indiretos. Para Beto Albuquerque, o empreendimento da Italac é um dos mais importantes dos últimos anos em Passo Fundo, em nível de investimentos e geração de empregos em médio e longo prazo. Beto ressaltou, ainda, que a empresa deve cumprir todas as etapas de produção em Passo Fundo, o que irá agregar um grande valor à economia passofundense.

A Italac deverá estar operando já no próximo ano. A filial de Passo Fundo irá atender um mercado novo para a empresa, além do Rio Grande do Sul a unidade de Passo Fundo, irá fornecer produtos para os estados de Santa Catarina e Paraná. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Claudemir Bragagnollo, que participou desde o início das negociações, a empresa confirmou a vinda para Passo Fundo, somente depois de ter certeza que teriam matéria prima (leite) para desenvolver seus projetos. Bragagnollo salientou ainda, que a mobilização das entidades e produtores de leite, foi importante para as negociações. “A região mostrou que a empresa será bem vinda e terá total apoio da comunidade, isso mostrou a união de todos para projetos importantes como este, não só para Passo Fundo, mas para o norte do Estado”.

Distrito Industrial Paulo Rossatto

A área que será concedida pelo município à empresa já está definida. A Italac Alimentos será a primeira empresa a se instalar no Distrito Industrial Paulo Rossato. O Distrito Industrial foi adquirido este ano após estudo sobre as áreas disponíveis para instalação de indústrias, realizado pela ACISA e UPF. Para a execução do estudo, Passo Fundo contou mais uma vez com o apoio do deputado Beto Albuquerque que, através da Financiadora de Projetos e Estudos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia, garantiu os recursos para viabilizar financeiramente o projeto. “O fato de Passo Fundo já possuir um distrito industrial foi decisivo para a vinda da Italac”, comemorou. 

Com a assinatura do Protocolo de Intenções entre o município e a empresa, nos próximos dias deverá ser enviado projeto de lei, para a Câmara de Vereadores, para apreciação e votação do poder legislativo, sobre a concessão de incentivos a Italac Alimentos.

Investimentos e geração de empregos

Atualmente a Italac Alimento é a sexta maior empresa de laticínios do país e pretende na primeira investir 20 milhões de reais, gerando 150 empregos diretos e aproximadamente mil indiretos, entre produtores, transportadores, comércio e serviços ligados ao agronegócio. Inicialmente a indústria terá capacidade de produção para 300.000 litros/dia. Num primeiro momento pretende-se trabalhar com leite tipo longa vida, já que hoje a empresa esta liderando, a venda deste produto em São Paulo.

O projeto de instalação prevê três etapas, e um total de 80 milhões de reais de investimentos. Na primeira etapa será construída a usina de beneficiamento, após estar em pleno funcionamento, a Italac já tem projetos para ampliação e diversificação de sua linha de produção. Na segunda etapa está prevista a ampliação da usina, para a instalação de uma linha de produção de creme de leite UHT e leite aromatizado. Já na terceira etapa será construída uma fábrica de leite em pó e leite condensado.

A segunda e terceira etapas serão implementadas de acordo com o funcionamento da unidade e da expansão da bacia leiteira de Passo Fundo e região, pois a empresa pretende trabalhar com um milhão de litros/dia de leite. Na terceira etapa a empresa estima ter gerado mais de 500 empregos diretos.