Lajeado ganha Pólo de Lapidação do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Jóias

Jun 11 2007
(0) Comments

[11/06/2007]

O vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB/RS) participou na sexta-feira (8) da inauguração do Pólo de Lapidação do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Jóias do RS, em Lajeado. Viabilizado através de uma parceria entre o MCT, a Univates, e a prefeitura de Lajeado, o Pólo foi implantado em um terreno com mais de 300 metros quadrados, situado ao lado do Prédio 5 da Univates.

Albuquerque foi o responsável por articulações junto ao MCT para a obtenção de R$ 200 mil para a realização da obra, que contemplará os setores da lapidação, desenvolvimento de máquinas, capacitação de mão-de-obra, redução dos impactos ambientais, inovação tecnológica, redução da exclusão social e melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho. Além dos recursos repassados pela União, o município entrou com uma contrapartida de R$ 40 mil.

O centro contempla três áreas: processos extrativos (melhora na extração ligada com a questão ambiental), aspectos antrópicos (organização de cooperativas, empresas e garimpeiros) e bens minerais (desenvolvimento de novas tecnologias para lapidação).  Também serão ministrados diversos cursos que devem ter início em agosto. A estrutura física do local terá sala de aula, sala de microscopia e certificação, administração, sala de geoprocessamento, meteorologia e hidrologia, recepção, salas para oficinas e sala de lapidação.

O Pólo de Lapidação do Centro Tecnológico de Gemas e Jóias de Lajeado é um dos quatro pólos previstos no projeto. Os demais são em Soledade (artefatos e artesanato), Guaporé (jóias) e Ametista do Sul (mineração).

A inauguração contou com a presença de secretários municipais, representantes de cooperativas e das universidades de Passo Fundo, Ufrgs e Caxias do Sul, do coordenador do pólo de Soledade, Artur Carlos Hauschild, e do coordenador do APL, José Ferreira Leal.