LogAi??stica e economia competitiva
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A tese que se consolida entre os analistas econA?micos Ai?? que a principal opAi??A?o para aumentar a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), jA? no curto prazo, Ai?? o Brasil se tornar mais produtivo, tendo em vista a dificuldade de aumentar a taxa de investimento e a escolaridade da populaAi??A?o de imediato. E para aumentar a produtividade geral da economia, a melhor alternativa Ai?? investir na infraestrutura de transporte, pois sua melhoria representarA? reduAi??A?o de custos para as empresas, aproximaAi??A?o de mercados e criaAi??A?o de novas oportunidades de negA?cios.
Felizmente, o governo federal anuncia, neste contexto, o Programa de Investimentos em LogAi??stica, por meio da criaAi??A?o de uma nova empresa (EPL), prevendo a aplicaAi??A?o de R$ 133 bilhAi??es na reforma e construAi??A?o de rodovias federais e ferrovias. Parece-me que o momento Ai?? ideal para a uniA?o de forAi??as, polAi??ticas e empresariais, no sentido de construirmos e estruturarmos projetos a fim de buscarmos esses investimentos para o RS. Essa sinergia entre os governos federal, estadual e as lideranAi??as empresariais do Estado Ai?? decisiva para integrarmos rodovias, ferrovias e as nossas hidrovias ao polo naval e ao Porto de Rio Grande. Sem receios, temos que buscar a construAi??A?o de parcerias pA?blico-privadas viA?veis, que se sustentem ao longo do tempo e possam prover serviAi??os de qualidade.
Quanto ao trecho Sul da ferrovia Norte-Sul, Ai?? fundamental trabalharmos para a sua interiorizaAi??A?o, ligando SA?o Paulo com o Porto de Rio Grande, com pontos de passagem nos estados do PR, SC e pela regiA?o de Erechim, Passo Fundo, vales do Taquari e Rio Pardo em direAi??A?o Ai?? regiA?o Metropolitana de Porto Alegre. Enquanto isso, a Seinfra/Daer possui 55 obras rodoviA?rias em andamento, encurtando as distA?ncias e aproximando as regiAi??es do Estado. Trabalhamos com quatro eixos, que sA?o o restauro e a manutenAi??A?o das rodovias, a duplicaAi??A?o de eixos prioritA?rios, acesso asfA?ltico aos municAi??pios que nA?o tA?m e interligar as regiAi??es. EstA?o previstos investimentos de R$ 2,6 bilhAi??es atAi?? 2014, conforme o Plano de Obras RodoviA?rio. AlAi??m disso, estamos reestruturando a gestA?o do Daer para prestarmos um melhor serviAi??o. As tarefas nA?o sA?o simples e hA? anos elas habitam nossa agenda de “futuro”, que Ai?? de planejarmos e executarmos um Plano Integrado de Transporte e LogAi??stica.} else { order actoplus side