Lula deverá anunciar dia 29 inclusão de Ferrosul no PAC 2
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
O secretário executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República, Giles Carriconde Azevedo, confirmou ao deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) na tarde desta quarta-feira (17) que o trecho da ferrovia Norte Sul entre Panorama (SP) e Rio Grande (RS) estará incluído no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). O anúncio deverá ser feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 29 de março, quando o PAC 2 será oficialmente apresentado. “Este pleito está bem encaminhado”, confirmou Giles em reunião com deputados dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e ao presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.
Beto afirmou que este é o caminho para que a Norte-Sul faça jus ao nome, já que somente com este trecho em questão é que o traçado poderá estar completo. “Se não for assim a Ferrovia Norte-Sul vai acabar se chamando Norte-Sudoeste”, afirmou Beto. Atualmente o projeto prevê que a ferrovia saia de Belém (PA) e termine em Panorama (SP). Para que seja concretizada a ampliação deste ponto até Rio Grande (RS) está, inclusive, sendo criada a empresa Ferrosul.
Giles Carriconde Azevedo informou aos deputados que a Casa Civil e o Ministério dos Transportes trabalham juntos por este projeto que prevê a ampliação da ferrovia até o extremo sul do país. Segundo o representante da Casa Civil, entrando na primeira etapa do PAC 2 posteriormente será desenvolvido estudo de viabilidade e de traçado.
Os deputados informaram com detalhes a Azevedo todas as questões técnicas do projeto. A eles Giles explicou que o primeiro passo deve ser incluir o projeto no Plano Nacional de Viação (PNV) e depois de garantidos os recursos via PAC 2 passaria então para a fase de estudo de impacto ambiental, viabilidade e modelagem. “O que interessa aos Estados do Sul é este trecho entre São Paulo e Rio Grande do Sul e é isso que estamos nos empenhando para realizar”, garantiu o representante da Casa Civil
RELATORIA
Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Beto é relator do Projeto de Lei nº 5479/2009, que inclui no Plano Nacional de Viação o trecho ferroviário na EF-151, ligando municípios dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este projeto dá legitimidade à ferrovia e consequentemente garante recursos federais à mesma. A previsão é que em 30 dias o projeto seja aprovado na Câmara, vá ao Senado e siga para a Casa Civil.
Ainda participaram da reunião os deputados federais Geraldo Resende (PMDB-MS), Alex Canziani (PTB-PR), Jaime Martins (PR-MG) e José carlos Vieira (PR/SC).
} else {