Lula lança livro sobre tortura no regime militar
Aug
30 2007
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Livro relata tortura na época militar
[30/08/2007]
[30/08/2007]
Diante de centenas de pessoas que lotaram o segundo andar do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quarta-feira o livro "Direito à Memória e à Verdade – Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos”. O livro traz documentos que comprovam casos de tortura na época do governo militar no Brasil, entre os anos de 1961-1988.
Lula disse que o governo continuará o trabalho de busca dos restos mortais de desaparecidos políticos da época do regime militar, sem que isso signifique qualquer revanchismo às Forças Armadas. "Daremos uma resposta aos familiares das vítimas. A história do Brasil precisa desta verdade, tal qual ela é", disse o presidente.
Para o vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS), esclarecer as circunstâncias em que no passado se cometeram atrocidades é uma questão de Estado, uma exigência de todo Estado de direito. "Isso não significa querer revanche, mas fazer justiça", disse.
É a primeira vez que o Estado elabora um documento oficial em que culpa integrantes de órgãos da repressão militar por crimes contra membros de oposição ao regime vigente na época. Entre as histórias narradas no livro encontram-se casos famosos como o do jornalista Vladimir Herzog, o militar e guerrilheiro Carlos Lamarca e o estudante Stuart Edgar Angel Jones, filho de Zuzu Angel.
Com informações sobre 400 militantes políticos vítimas do regime militar. A publicação de 500 páginas é o resultado de 11 anos de pesquisa e compilação de dados da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, instituída pela Lei 9.140 de dezembro de 1995.